Sindicato alerta para falsa vaga de emprego na Volks em Taubaté

(Foto: Divulgação/Sindmetau)

O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté emitiu um alerta nas redes sociais a respeito de um golpe onde falsários prometem emprego na fábrica da Volkswagen. Segundo a entidade, houve menção indevida envolvendo os dirigentes sindicais que circulou pelo aplicativo WhatsApp a respeito do assunto.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

De acordo com o Sindmetau, não há neste momento nenhuma vaga de emprego ou processo seletivo relacionado aos novos investimentos anunciados pela Volks no Vale do Paraíba. Na última semana, a montadora alemã anunciou que a fábrica de Taubaté está na rota do novo ciclo de produtos para a América Latina.

Serão R$ 7 bilhões de investimentos até 2026. A fabricante também confirmou que o Polo Track será o primeiro novo modelo produzido na cidade. Diante disso, mensagens em nome do Sindicato dos Metalúrgicos circularam nas redes sociais a respeito de uma suposta organização de um processo seletivo de candidatos.

Ainda no comunicado, o Sindmetau ressaltou que os processos são feitos pelo RH da Volks e divulgados nos canais oficiais da montadora. Além disso, a entidade declarou que tomará “todas as medidas jurídicas cabíveis caso o Sindicato ou seus dirigentes sejam indevidamente citados em falsas mensagens no WhatsApp, com o objetivo de identificar e responsabilizar os autores”.

INVESTIMENTOS NA VOLKS

O presidente da Volkswagen na América Latina, Pablo Di Si, explicou que o Polo Track faz parte de uma nova família de carros compactos para o segmento de entrada. O novo Polo será o primeiro modelo dessa família, com previsão de ser lançado em 2023.

A fábrica de Taubaté já está sendo preparada para produzir esse novo veículo, que é montado na plataforma MQB. O presidente da Volks também destacou que o novo acordo entre trabalhadores, Sindicatos e montadora, aprovado em 2020, foi fundamental para viabilizar os novos investimentos.

O presidente da VW na América do Sul não detalhou o volume de investimentos por fábrica ou a perspectiva de geração de novos empregos. Mas destacou que a Volks também deve avançar no processo de nacionalização de peças e conteúdo, o que deve beneficiar fornecedores e novos postos de trabalho na cadeia produtiva.