São José Basketball começa a arrumar a casa para a temporada 2023/2024

Jogadores e comissão técnica do São José Basketball após vitória no NBB
Jogadores e comissão técnica do São José Basketball reunidos. Foto: Mariana Luz/Agência NTZ

O São José Basketball começou a se preparar para a temporada 2023/2024, que terá o seu início no segundo semestre, com a disputa do Campeonato Paulista e do NBB (Novo Basquete Brasil).

Em entrevista ao programa CBN Vale Esportes desta quarta-feira (17), o supervisor-técnico, Dedé Stefanelli, afirmou que o clube da região vai focar, no momento, na parte estrutural, já que o mercado de transferências do basquete brasileiro começa apenas no próximo mês, com a final da atual edição do NBB.

“Todos os atletas do atual elenco foram liberados. A gente ainda não tem conversa de renovação com ninguém, porque o mercado só começa a se movimentar após o final do NBB. No momento, estamos vendo as partes estruturais e como será a programação da próxima temporada”.

Além disso, Dedé ressaltou que antes de conversar sobre renovações, é apresentado a revolução dos atletas na temporada passada, algo que ajuda no trabalho dos atletas que ficam e naqueles que vão seguir em outros clubes.

“Quando a gente senta para conversar sobre renovação a ideia é sempre apresentar a revolução deles na temporada que passou. Todos os atletas do atual elenco tiveram essa revolução e aqueles que saírem serão valorizados no mercado”.

O supervisor-técnico também afirmou que a ideia não é reformular completamente o elenco e as renovações ainda serão discutidas com a diretoria executiva, já que tudo depende do orçamento que o São José Basketball terá para a próxima temporada.

Dedé Stefanelli durante entrevista ao programa CBN Vale Esporte
Dedé Stefanelli durante entrevista ao programa CBN Vale Esporte. Foto: Marcelo Rocha/CBN Vale

Categoria de bases do São José Basketball

Uma questão que pode ajudar na montagem do elenco para a temporada 2023/2024 é as categorias de base, que ajudou o clube joseense a voltar ao cenário do basquetebol brasileiro em 2022 com a conquista do CBB (Campeonato Brasileiro de Basquete) e da Copa São Paulo.

Dedé ressaltou o trabalho feito nas categorias de base do São José Basketball, com a ajuda do São José Desportivo e o auxílio da Prefeitura de São José dos Campos.

“Esse olhar para novos talentos tem o objetivo de promover o basquete aqui em São José dos Campos. A gente faz algumas peneiras e sempre tem bastante menino que quer jogar. Isso é importante, porque temos todas as categorias aqui em São José, desde a iniciação (10 e 11 anos) até o profissional”.

Pensando nessa questão da base, Dedé ressalta que existe um processo, com a intenção de melhorar a equipe e também na montagem de um elenco mais forte.

“A ideia é sempre promover a base, mas tudo isso é por mérito, todos precisam passar por esse processo que muitos atletas passam ou passaram. A nossa intenção é melhorar a equipe, temos alguns jogadores em mente para daqui algum tempo estar conversando, mas primeiro precisamos arrumar a nossa estrutura. A equipe do São José é muito responsável nessa parte financeira e de gestão”.

Vale lembrar que a equipe do São José Basketball tem a ‘tradição’ de mesclar atletas da base. Atualmente o elenco conta com os jovens João Fidélis, Pedro Infante e Gabriel Caldeira e com os experientes Arthur Pecos, Renato Carbonari, Eddy, Diego Figueiredo e Dimitri Sousa.

Foto: Adenir Britto/PMSJC

Próximos passos

O primeiro desafio da temporada 2023/2024 será o Campeonato Paulista, que geralmente começa entre o final de julho e o início de agosto. A ideia do São José Basketball é começar a pré-temporada na terceira semana de junho.

A princípio, os jogos e os treinamentos vão acontecer no Linneu de Moura. O Ginásio do Teatrão poderá ser utilizado quando houver disponibilidade, já que o complexo localizado na zona leste atende as outras modalidades do esporte joseense.

Com capacidade para receber até 4.000 torcedores, o Ginásio do Teatrão foi utilizado pelo São José Basketball em dois jogos do NBB 22/23, contra o São Paulo, pela fase de classificação e contra o Bauru, pelas oitavas de final.

Torcida do São José Basketball no Ginásio do Teatrão
Torcida do São José Basketball no Ginásio do Teatrão. Foto: Claudio Vieira/PMSJC