Prefeitura de São José dos Campos intervém na coleta de lixo

Prefeitura de São José dos Campos intervém na coleta de lixo
(Foto: Divulgação) Prefeitura de São José dos Campos intervém na coleta de lixo

A Prefeitura de São José dos Campos realizou uma intervenção na empresa responsável pela coleta de lixo na cidade, na manhã desta quinta-feira (07). A ação foi anunciada em vídeo pelo prefeito Anderson Farias (PSD).

De acordo com o prefeito, a empresa Beta Ambiental não vem cumprindo com suas responsabilidades, atrasando o pagamento dos funcionários e, consequentemente, não realizando a coleta da forma combinada em contrato. Os funcionários da empresa estão paralisados.

Além da intervenção, foi feita uma rescisão contratual, e agora a Prefeitura, por meio da Urbam, assumirá o serviço de coleta do lixo.

Em suas redes sociais, o prefeito Anderson Farias (PSD) afirmou que o problema já dura meses e que a empresa não tem sido responsável, além de atrasar os pagamentos dos trabalhadores.

A substituição da Beta Ambiental pela Urbam já está sendo realizada nesta quinta-feira (07).

Em nota, a prefeitura de São José dos Campos informou que, por meio de uma decisão judicial, os contratos ainda não foram rescindidos para que os trabalhadores fossem pagos pelos seus serviços e os caminhões permanecessem à disposição.

A princípio, a decisão da Justiça proibiu a rescisão unilateral do contrato. A Prefeitura também acionou o Tribunal de Justiça para tentar assumir de vez os serviços, com a estrutura da Beta Ambiental, mas sem sucesso. A princípio, a Prefeitura de São José dos Campos tomou a frente da coleta seletiva municipal enquanto a Beta Ambiental segue paralisada.

Nota da Prefeitura na íntegra

A Prefeitura de São José dos Campos informa que manterá a intervenção administrativa na Beta Ambiental para que os serviços de coleta orgânica sejam mantidos para a população.
A Prefeitura também manterá o compromisso de pagar os salários de todos os funcionários.

Decisão judicial
A Prefeitura esclarece que a empresa de forma oportunista e sabendo que iríamos tomar uma atitude decisiva, encaminhou um ofício no final do expediente de ontem (6) impondo a imediata rescisão do contrato de forma unilateral.
A Prefeitura então recorreu à Justiça para anular essa rescisão para que os funcionários não fossem demitidos e os caminhões não deixassem a cidade.
A Justiça concedeu essa liminar.

*Notícia em atualização

Saiba Mais coleta de lixo

Felício Ramuth participa de inauguração de complexo de energia solar em Tremembé

O vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth (PSD) participou na manhã desta quarta-feira (6) da inauguração do primeiro complexo solar de geração distribuída do Vale do Paraíba, na cidade de Tremembé (SP).

O empreendimento que pertence à EDP, principal distribuidora de energia elétrica da região metropolitana do vale, utiliza materiais sustentáveis e tecnologia para otimizar a captação de energia através do sol.

Além de Felicio, o evento contou com a presença do CEO da EDP Brasil, João Marques da Cruz, do prefeito de Tremembé, Clemente Lima e outras autoridades do município e da região.

Essa foi a quarta visita de Felicio à região em menos de duas semanas. O vice-governador esteve em São José dos Campos em 29 de novembro, quando participou do encontro do Desenvolve Vale. No dia seguinte, Felício participou da inauguração do Serviço de Acolhimento Terapêutico Híbrido Feminino e lançamento do Bom Prato Móvel.

As cidades de Silveiras e Caçapava receberam a visita de Felicio para a entrega de regularização fundiária, no dia 24. Ele também esteve em Canas para a assinatura de ordem de início de serviços da construção de 50 casas.

*Informações via R3 Notícias