Mesmo com flexibilização, GCM continuará com ações preventivas contra aglomeração em São José

GCM SJC
(Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

No último fim de semana, entre os dias 5 e 7, uma ação conjunta da GCM (Guarda Civil Municipal), agentes do Departamento de Fiscalização de Posturas da Secretaria de Proteção ao Cidadão e Polícia Militar, coibiu irregularidades por perturbação, falta de licenciamento e horário de funcionamento.

Segundo a Prefeitura, neste período, foram abordadas 163 pessoas e 65 veículos (carros e motos), dos quais 39 receberam multas de trânsito; e uma pessoa foi conduzida ao Distrito Policial. Dois eventos irregulares também foram impedidos de ser realizados, três empresas foram notificadas, uma foi autuada e duas interditadas.

Esta operação conjunta foi intensificada desde o início da pandemia para evitar as aglomerações. Em 591 dias, foram realizadas 23.780 vistorias e 21.935 atendimentos de demandas feitas pelos telefones da GCM (153) e da PM (190) e diretamente no Departamento de Fiscalização. Também foram autuadas 1.395 empresas e 302 interditadas.

Com a redução nos números da pandemia de coronavírus e com a flexibilização das medidas de restrição, o secretário de Proteção ao Cidadão de São José dos Campos, Bruno Santos, informou que este fato reduz um pouco a atuação das operações, mas que aos finais de semana os trabalhos serão intensificados, pois ainda há alguns estabelecimentos que descumprem as regras.

Independente do Plano SP, o secretário falou que continuará fazendo as ações preventivas na cidade para levar uma tranquilidade pública as pessoas e qualidade de vida de forma preventiva, independente da Covid-19.

Eventos

Bruno Santos falou que para eventos acima de 500 pessoas, existe uma lei municipal que independente da pandemia, precisa de autorização prévia da Prefeitura para a realização. Já as festas que não possuem autorização da gestão, precisam seguir algumas recomendações do Governo do Estado, como os eventos culturais, que exige que as pessoas estejam imunizadas com as duas doses da vacina contra a Covid-19.

Homenagem aos fiscais

AGENTES SJC
(Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Nesta segunda-feira (8), 65 servidores do Departamento de Fiscalização foram homenageados pela Prefeitura, em razão do trabalho realizado no combate à pandemia.

Segundo o secretário, a integração com a Secretaria de Saúde, a ética e o empenho na atuação de cada profissional no combate direto à pandemia, contribuiu para que o número de óbitos não fosse maior. Hoje, São José dos Campos é um dos 17 municípios no Brasil, com mais de 450 mil habitantes, que tem o menor número de óbitos por habitante.

Mas, apesar das dificuldades enfrentadas, os profissionais do setor prosseguem conscientes do papel que exercem perante a comunidade, sem perder a visão humanizada que o momento exige. Os programas de orientação preventiva continuam sendo direcionados aos cidadãos, visando a manutenção da saúde e da vida, além de destacar a importância das regras sanitárias estabelecidas pelo Plano São Paulo.

Banhado

Para Bruno Santos, a iniciativa do prefeito Felicio Ramuth, com a proposta de retirar os moradores do Banhado, é inovadora e demonstra uma preocupação com os moradores da região, além de contribuir com a segurança. Por conta dos pontos específicos na comunidade com tráfico de drogas, o secretário disse que este fato impede que pessoas de bem saiam do local, devido ao tráfico que seria enfraquecido na região.

Ouça o podcast completo:

Saiba mais

“Felicio está corretíssimo”, diz Cury sobre proposta para retirar famílias do Banhado