Lula afirma interesse em formar aliança com o ex-governador Geraldo Alckmin e critica governo Bolsonaro

Lula
(Foto: Reprodução/CBN Vale)

Nesta quarta-feira (26), o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), concedeu uma entrevista exclusiva para a CBN ValeO ex-presidente pelo PT (Partido dos Trabalhadores), contou aos entrevistadores Fenando Carlos, Marcelo Rocha e Hélcio Costa, que tem interesse em formar uma aliança com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

No entanto, Lula explicou que ainda aguarda a definição sobre o futuro partidário de Alckmin, ex-PSDB, para saber se poderá tê-lo como vice nas eleições presidenciais de 2022 e que isso depende de dois fatores: da sua decisão de ser candidato ou não à presidência da república, que deve acontecer até o início de março, e de uma filiação de Alckmin que faça aliança com o PT.

Nascido em Pindamonhangaba, na RMVale, o ex-governador de São Paulo sempre foi um histórico adversário do PT, mas agora se aproxima de uma aliança com Lula.

Lula falou de investimento em ciência e tecnologia

O ex-presidente também criticou o Governo e disse que economia do Brasil está “atrofiada”. Na entrevista, Lula falou que o Estado não tem capacidade de investimento e que permite a falência das universidades. Em relação ao Vale do Paraíba, o petista disse que o atual governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) “destruiu” o INPE, (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), e que “nunca deu importância” para o ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica). Além disso, citou a venda da Embraer a para a Boeing, que acabou sendo revogada durante a pandemia da Covid-19.

Saúde

Em relação a saúde no período de pandemia, Lula tecendo duras críticas ao Governo Federal, dizendo que “nós temos um governo que não é governo” e que “nunca tivemos neste país Ministro da Saúde com pensamento retrógado e atrasado como temos hoje”. O ex-presidente citou ainda que o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazzuelo, tinha que ser “preso” depois da CPI da Covid-19 e também criticou o atual ministro, Marcelo Queiroga, pela demora da vacinação das crianças.

Lula criticou Governo Bolsonaro

O petista afirmou ainda que o presidente Jair Bolsonaro “é responsável por mais da metade das pessoas que morreram por Covid-19 no Brasil”. Ele falou que o Governo Bolsonaro continuam receitando remédios que não valem nada para enfrentar a Covid-19 e ainda continuam negando a vacina. Comentou ainda, que o presidente teve pudor de dizer que 300 crianças que morreram em decorrência do coronavírus, “é pouca coisa, que não é nada”, disse em tom de revolta.

Ouça a matéria de Julia Lopes:

 

Saiba mais

Lula admite possível chapa com Alckmin