Lei aprovada pela Alesp denomina São José dos Campos como a Capital do Avião

capital do avião sjc
(Foto: Divulgação/Embraer)

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou e o governador João Doria sancionou a Lei que denomina a cidade de São José dos Campos como Capital Estadual da Indústria Aeroespacial e Capital do Avião.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

A deputada estadual Leticia Aguiar, natural de São José dos Campos, é a autora do projeto de lei apresentado em 2019. São mais de 72 anos da implantação do DCTA e do ITA e mais de 52 anos depois da fundação da Embraer em São José dos Campos, que se desenvolveu a partir do desenvolvimento da indústria aeroespacial.

A cidade responde por 95% da cadeia produtiva da indústria aeroespacial e de defesa no Brasil.

Segundo a deputada Letícia Aguiar, a lei tem como objetivo chamar a atenção do Estado Brasileiro para a necessidade de incentivo e capacitação da indústria aeroespacial brasileira para a competição global, além de fomentar o desenvolvimento tecnológico e impulsionar o setor no município, que é responsável pela geração de emprego e renda para a cidade e para o Estado.

Uma centena de empresas associadas, de diversos segmentos das cadeias aeronáutica, espacial e de defesa, representam um faturamento anual médio de US$ 7 bilhões e empregam 19 mil profissionais.

A vocação para o desenvolvimento aeronáutico foi prevista por Santos Dumont, em um dos vários livros escritos por ele e a previsão do “Pai da Aviação” se confirmou. Em 1950, foi instalado em São José, o Centro Técnico Aeroespacial (CTA), atual DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e o (ITA) Instituto Tecnológico de Aeronáutica, além do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em 1961, e em 1969, foi a criada a EMBRAER que se transformou na terceira maior indústria mundial em fabricação de aviões.

O setor aeroespacial e de defesa brasileiro vivem a expectativa de um longo período de oportunidades com os investimentos na Base de Alcântara no Maranhão, além do crescimento de outras empresas desse segmento no Vale do Paraíba.

Saiba mais

Embraer fecha contrato com empresa norte-americana para venda de até 50 aeronaves no valor US$ 3 bilhões