Detran-SP registra ocorrência contra funcionário de autoescola suspeito de cobrar propina em troca da CNH em São José

detran exame propina sjc
(Foto: Divulgação/Detran)

O Detran-SP registrou, nesta terça-feira (11), ocorrência contra um instrutor de trânsito, após ele ser acusado de cobrar propina em troca da aprovação de uma candidata no exame prático de direção veicular em São José dos Campos.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Segundo o Detran, o profissional é funcionário de uma autoescola credenciada pelo Departamento de Trânsito. A autarquia instaurará processo administrativo contra o instrutor. A autoescola poderá ter o registro de credenciamento cassado.

A candidata questionou na prova prática se a examinadora que aplicava o teste havia recebido parte da propina paga ao instrutor da autoescola para a sua aprovação no exame prático. A Polícia Militar foi acionada pelo presidente da banca examinadora do Detran-SP.

“É nosso papel fiscalizar qualquer indício de fraude ou irregularidade. Por isso sempre reforçamos a recomendação para que o cidadão denuncie e contribua neste enfrentamento. Para isso, atuamos com cada vez mais rigor para que situações como estas não se repitam”, afirma o diretor-presidente do Detran-SP, Neto Mascellani.

O caso foi registrado no 7º Distrito Policial de São José dos Campos e será investigado pela Polícia Civil, que vai apurar se o profissional teria pedido dinheiro a uma candidata para aprová-la no exame prático.

Detran

É importante destacar que o Detran-SP não pede qualquer valor para o candidato fazer o exame de habilitação. As taxas cobradas pelo departamento são fixas, como por exemplo: exame médico, psicológico e emissão da CNH.

As únicas formas legais disponíveis para solicitar serviços eletrônicos do Detran-SP são através do portal ou pelos canais digitais do Poupatempo, e app Poupatempo Digital.

Caso o cidadão desconfie de qualquer ilegalidade nos exames práticos, é possível denunciar ocorrências desse tipo no Disque Denúncia 181. O serviço é da Secretaria de Estado da Segurança Pública e o sigilo é absoluto. A denúncia também pode ser feita na internet, no site: www.webdenuncia.org.br.

Já pelo portal do Detran-SP, a manifestação deve ser encaminhada para a Ouvidoria do órgão. O link para registrar a solicitação é o: www.ouvidoria.sp.gov.br/Portal/Default.aspx

Saiba mais

Poupatempo realiza primeiro mutirão do ano para renovação de CNH