Programa Qualifica está com mais de 4 mil vagas abertas para cursos em São José dos Campos

Alexsey Neves, diretor do PAT SJC comenta sobre vagas de emprego no programa Qualifica
(Foto: CBN VALE)

Em todo início de ano, uma das grandes demandas da população brasileira é mudar de emprego, conseguir uma promoção, mas acima de tudo, estar apto a conquistar as vagas abertas.

Há uma expectativa de otimismo no ar já que os últimos dados apresentados no CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e divulgados pelo Ministério do Trabalho, mostram um aumento na geração de empregos no mês de novembro de 2021, com 5.749 postos com carteira assinada criados no Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Para falar de como está o ambiente para a criação de vagas em nossa região, a Rádio CBN Vale entrevistou na terça-feira (11) Alexsey Neves, diretor do Departamento de apoio e Qualificação ao Trabalhador de São José dos Campos, que comentou sobre as vagas oferecidas no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhados) em 2022 e o balanço da geração de empregos em 2021.

O diretor se disse otimista na retomada da geração de empregos em 2022 em São José, por diversos motivos como a área de serviços da cidade, que é um polo de atendimento para toda a região, a retomada da construção civil e um comércio forte. Ele citou exemplos como os dados de oferta de vagas do PAT no último trimestre, quanto o órgão registrou em mais de 80% dos dias uma oferta superior a 100 vagas para empregos abertas.

Além do CAGEG que de janeiro a novembro de 2021, mostraram a criação de 9.460 postos de trabalho com carteira assinada em São José dos Campos.

Alexsey lembrou de um importante serviço para a conquista do emprego, que é o Programa Qualifica, de São José dos Campos. O programa no ano passado ofereceu mais de 25 mil vagas, ajudando o trabalhador a chegar no processo seletivo com mais confiança, e a expectativa é que outras 25 mil vagas sejam criadas ao longo de 2022.

A Prefeitura mantém convênios com parceiros como Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), SESI (Serviço Social da Indústria), Cephas e Fundo Social de Solidariedade para organizar e ministrar os cursos. todos com vagas gratuitas, e atualmente há mais de 4 mil vagas disponíveis no programa. Os cursos são oferecidos presencialmente e também na modalidade Ensino à Distância. Todos os formandos recebem certificados.

Você pode verificar as vagas disponíveis no Programa Qualifica clicando aqui:

Ainda falando sobre o PAT, Alexsey Neves lembrou que todos os dias, às 18h são publicadas as vagas abertas e que serão ofertadas no dia seguinte para o trabalhador que se apresentar pessoalmente para concorrer as oportunidades disponíveis.

Ouça a matéria de Marcelo Rocha: