Felicio Ramuth afirma que 50% das pessoas internadas por Covid-19 em São José não tomaram a vacina

internações covid-19 sjc
(Foto: Reprodução/Facebook)

Na manhã desta quarta-feira (12), o prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth (PSDB), informou que 50% dos internados por Covid-19 na cidade não tomaram nenhuma dose da vacina.

O prefeito falou ainda na publicação em suas redes sociais, que a nova onda de coronavírus, que atinge todo o Vale do Paraíba, já começou a refletir no aumento de internações nos hospitais de São José dos Campos.

“Nossos investimentos no Hospital Municipal nos permitem, quando necessário, ampliar o número de leitos de Covid-19 com grande rapidez, hoje abrimos uma nova ala com 25 leitos”, contou Felicio Ramuth.

O prefeito afirmou ainda que os 50% dos internados na cidade que não tomaram nenhuma dose da vacina, representam 2,5% do público alvo. “Isso significa que quem não tomou a vacina tem 20 vezes mais chance de ser internado do que quem se vacinou”, finalizou o prefeito.

 

Felicio Ramuth

Aumento de casos e internações

Por conta das festas de fim de ano, os casos de Covid-19 e internações cresceram significativamente em São José dos Campos. Além de uma nova variante da gripe influenza, H3N2, que tem deixado os postos de saúde e UPA’s lotados na cidade.

Para desafogar as unidades pronto-atendimento, a Prefeitura tomou medidas como criar uma nova unidade para a realização de testes rápidos para detecção da Covid-19. Agora os testes podem ser feitos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e na parte externa do Hospital de Clínicas Sul. A ação tem o objetivo de melhorar o acesso dos casos mais graves nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e nos hospitais. 

Segundo o Boletim Epidemiológico da cidade, nesta terça-feira (11), 20 pessoas estão internadas em UTI’s e 35 internadas em enfermarias para o tratamento do coronavírus. A taxa de ocupação dos leitos exclusivos de Covid-19 está com 59,5% de lotação nas UTI’s e 62,7% nas enfermarias.

Há um mês, no dia 10 de dezembro de 2021, a Prefeitura contabilizava oito pessoas internadas na UTI e quatro na enfermaria em decorrência do coronavírus. Um aumento de 150% no número de internados nas UTI em apenas um mês. Já nas enfermarias, o aumento surpreende, sendo 775% no número de pessoas internadas.

Até o momento, São José dos Campos registra 99.799 testes positivos para doença, destes 91.802 pacientes se recuperaram, 5.980 estão em recuperação e 1.985 mortes foram registradas em decorrência do novo coronavírus.

Saiba mais

São José abre nova unidade para testes em pessoas com sintomas de Covid-19