Carnaval de São Luiz do Paraitinga mantém tradição com exclusividade das marchinhas

carnaval vale do paraíba
(Foto: Divulgação/São Luiz do Paraitinga)

Os foliões que já participaram do Carnaval de São Luiz do Paraitinga sabem que a festa tem uma característica única as suas tradicionais marchinhas. E este será o único ritmo permitido no Carnaval 2025 da cidade. A exclusividade do gênero é garantida por um decreto municipal, que proíbe a reprodução de outros estilos musicais nas áreas delimitadas para o evento.

Segundo o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), a identidade medida tem o objetivo de preservar a cultura da cidade, que se tornou um dos carnavais mais tradicionais do estado de São Paulo justamente por sua musicalidade única.

“Assim como o Carnaval da Bahia tem o axé e o de Pernambuco tem o frevo, o de São Luiz do Paraitinga tem as marchinhas”, explicou o presidente do Comtur, Alex Fabiano .

O secretário de Turismo e Cultura, José Roberto Quadô, destacou que uma norma existe desde os anos 2000. “Só é permitida a marchinha luizense. Até as marchas de fora são proibidas”, afirmou.

Decreto municipal

O decreto que regulamenta a folia estabelece que:

“A música oficial do Carnaval de São Luiz do Paraitinga é a Marchinha, ficando, portanto, proibida a propagação de outros gêneros musicais no Centro Histórico e demais áreas delimitadas para o evento, durante os dias de Carnaval.”

De acordo com a Prefeitura, a exclusividade da tradição faz de São Luiz do Paraitinga um destino especial para os foliões que buscam um carnaval autêntico e marcado por composições locais.