O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) deu início nesta sexta-feira (28) à Operação Carnaval 2025, com reforço no efetivo e no uso de equipamentos para garantir a segurança dos banhistas no litoral paulista. A ação, que segue até 4 de março, conta com apoio do Comando da Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo e tem como foco principal a prevenção de afogamentos e o resgate de vítimas no mar.
Cerca de 450 profissionais estarão mobilizados diariamente durante o período da operação, garantindo a presença reforçada de bombeiros em áreas de maior risco. A distribuição do efetivo foi planejada com base em análises estatísticas e no fluxo de turistas esperado para as praias do estado de São Paulo.
Além do aumento no número de agentes, o GBMar contará com 12 Unidades de Resgate e Salvamento, nove botes aquáticos, nove motos aquáticas, 25 quadriciclos e uma lancha, além do suporte de três aeronaves da Polícia Militar para resgates e monitoramento aéreo.
Movimento intenso nas praias – segurança no Carnaval
A expectativa é que cerca de 450 mil veículos desçam para o litoral paulista ao longo do Carnaval, aumentando significativamente a presença de turistas no litoral. Para evitar tragédias, a operação também inclui ações educativas para conscientizar os banhistas sobre os riscos do mar e as medidas de segurança.