A Câmara Municipal de Taubaté aprovou, em duas votações realizadas na terça-feira (24), o Projeto de Lei de autoria do vereador Bilili de Angelis (PP), que regulamenta e autoriza a realização de rodeios e provas equestres no município. Os eventos estavam proibidos desde 2009.
A proposta prevê a liberação de atividades como montaria em touros e cavalos, cavalgadas, hipismo e provas de marcha. O texto também estabelece normas médicas, sanitárias e de fiscalização para garantir o bem-estar dos animais e a segurança dos participantes. Em caso de descumprimento, estão previstas autuações.
Para o autor do projeto, “eventos bem organizados contribuem com o desenvolvimento da cidade, promovendo turismo, geração de renda e valorização da cultura sertaneja”.
O projeto recebeu apoio de 11 vereadores, entre eles Alberto Barreto (PRD), Ariel Katz (PDT), Boanerge (União) e Zelina Pastora (PRD). Quatro parlamentares foram contrários: Douglas Carbonne (SD), Isaac do Carmo (PT), Professor Edson (PSD) e Talita (PSB).
O texto segue agora para sanção do prefeito. Com a aprovação, Taubaté poderá retomar oficialmente eventos tradicionais do universo sertanejo.