Bombeiros instalam placas com QR Code na trilha do Pico dos Marins, em Piquete

placas de localização pico dos marins
(Foto: Divulgação/CB)

Nesta quarta-feira (26), o Corpo de Bombeiros junto com a Fundação Florestal fizeram a demarcação da trilha do Pico dos Marins, em Piquete, com placas de identificação com QR Code. O objetivo é minimizar a chance dos turistas se perderem no local.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Segundo o CB, equipe formada por quatro bombeiros e duas integrantes da Fundação Florestal, demarcaram a trilha, com fixação em pontos estratégicos, de placas com identificação alfanumérica e um QR Code, que quando escaneado com a câmera do celular, fornece dados importantes de segurança para os turistas que passam pela trilha.

Esses locais são georeferenciados por coordenadas cartográficas cadastradas em um banco de dados do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo com informações estratégicas sobre as vias de acesso e viabilidade do emprego de aeronaves, por exemplo.

O objetivo é proporcionar ao usuário uma referência para minimizar as chances de se perder, e otimizar o tempo de socorro em um eventual acidente, já que a área está previamente mapeada. Cabe ressaltar que os pontos escolhidos estão em área com cobertura de telefonia móvel de diversas operadoras.

O trabalho é uma iniciativa conjunta do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e da Fundação Florestal, que através no Monumento Natural da Serra da Mantiqueira, vem planejando ações sustentáveis para uso e preservação da região.

Expedição que deu errado

No início deste mês, cerca de 32 pessoas ficaram presas no Pico dos Marins, em Piquete. O Corpo de Bombeiros teve que ir até o local para auxiliar na descida dos turistas, em um resgate que durou quase 10h. 

O coach que liderou a “expedição” ao Pico dos Marins foi alvo de críticas e considerado irresponsável pelo Corpo de Bombeiros, após insistir na subida, mesmo com condições de mau tempo, como forte vento e chuva.

Por conta disso, o Ministério Público de São Paulo proibiu que o coach Pablo Henrique Costa Marçal, que colocou mais de 67 pessoas em risco na expedição no Pico dos Marins no início do mês, realize qualquer atividade externa na natureza, seja em montanhas, picos, rios, lagos e mares, sem prévia ou autorização da Polícia Militar ou órgãos municipais, sob o pretexto de sua atividade de coach ou em programas motivacionais.

Esta iniciativa dos bombeiros busca evitar acontecimentos como este.

Pico dos Marins