Aumento na conta de luz sobe preço dos produtos vendidos em shoppings

O aumento das faturas também será refletido nos aluguéis das lojas.

(Foto: Divulgação/Alshop)

A Agência Nacional de Energia Elétrica criou um novo patamar de bandeira tarifária para as contas de luz que deve encarecer em 6,78% as faturas dos consumidores.

Esse aumento também será sentido nos aluguéis e no preço dos produtos do varejo, que podem ficar ainda mais caros ao consumidor, segundo a ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping).

• Leia mais notícias da região clicando aqui

De acordo Luis Augusto Ildefonso, diretor institucional da ALSHOP, a energia elétrica representa cerca de 30 a 40% dos custos condominiais, sendo que o ar condicionado chega a 60% desse valor. A preocupação maior para os lojistas é ter que repassar os novos valores para o consumidor final. 

Por conta do aumento, os shoppings tiveram que implementar novos equipamentos e ações com foco na sustentabilidade e redução no consumo de energia. Com isso, alternativas como elevadores inteligentes, estão sendo buscadas pelos centros de compra.

Expectativa para as datas comemorativas em Shoppings

O diretor da ALSHOP falou ainda sobre as expectativas para as datas comemorativas como o Dia das Crianças, no próximo dia 12 de outubro, a Black Friday, em 26 de novembro e o Natal, no dia 25 de dezembro.

O aumento é esperado para as vendas destas épocas do ano, mas para Luis Augusto, o movimento deve crescer, porém dentro de uma velocidade mais “morna”.

Ouça a matéria de Julia Lopes:

 

Saiba mais

Oposição critica projeto do prefeito Felicio Ramuth que aumenta o valor do IPTU em 14% em São José