Salários de 4 mil metalúrgicos de São José são reajustados em 10,42%

Assinatura da convenção com o grupo Sifesp
(Foto: Roosevelt Cássio)

Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José, Weller Gonçalves, com a Campanha Salarial de 2021 chegando à reta final, mais de 4 mil metalúrgicos já estão com os salários reajustados em cerca de 10,42% e tiveram a renovação de todos os direitos garantidos nas convenções coletivas.

Na última quarta-feira (29), representantes do Sindicato foram à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e assinaram as convenções com sete grupos patronais.

Cláusulas sociais

Em todos os grupos, foram assegurados os direitos por um ou dois anos, de acordo com o setor. Em um momento de crise econômica e social, agravada pela pandemia, a renovação das cláusulas sociais foi considerada uma vitória ainda mais importante do que as econômicas para o presidente do Sindicato.

Assembleias

Nesta Campanha Salarial, o Sindicato realizou assembleias em 56 fábricas, além de três assembleias gerais, dando espaço para que os metalúrgicos participassem das discussões e decisões. 

Nas negociações com os grupos patronais, o Sindicato defendeu os trabalhadores diante das tentativas de retirada de direitos e parcelamento dos reajustes. Todas essas propostas foram rejeitadas pela categoria. 

O sindicato informou que para os grupos que insistem em negar o reajuste nos salários, o aviso de greve já foi protocolado. Com isso, a negociação será feita direto com as fábricas.

Os setores que ainda não assinaram as convenções são aeronáutico, autopeças, fios e cabos elétricos, máquinas e equipamentos, eletroeletrônicos, forjaria, parafusos e metais não ferrosos. 

Mulheres

As mulheres conquistaram uma cláusula que garante licença remunerada para vítimas de violência doméstica.

Esse direito está garantido para trabalhadoras das fábricas da Avibras, Caoa Chery, Ericsson, Prolind, Panasonic, Retin, Cambará, Cal Leve, Iwata e fábricas do setor de fundição, como a Winoa.

Ouça a matéria de Julia Lopes: