Alstom anuncia produção de 58 trens e geração de 700 empregos em Taubaté

alstom
(Foto: Divulgação/Governo de SP)

O Governador João Doria anunciou nesta terça-feira (5) a retomada e ampliação da fábrica da Alstom, na região do Vale do Paraíba, para a produção de uma nova frota com 58 trens para linhas do Metrô e da CPTM. Com isso, ao menos 750 novos postos de trabalho serão abertos no estado de SP, sendo 700 vagas para o município de Taubaté.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

A compra dos novos trens faz parte do contrato da Alstom com as concessionárias Acciona/Linha Universidade (Linha Uni), responsável pela Linha 6-Laranja de Metrô, e ViaMobilidade, vencedora da licitação das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Para as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da rede de Trens Metropolitanos de São Paulo, serão adquiridos 36 novos trens. Diariamente, cerca de 1,1 milhão de passageiros serão transportados nas duas linhas, que atenderão, principalmente, a região sul da capital e municípios do oeste da Região Metropolitana de SP.

Já para a Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, serão fornecidos 22 trens, com seis carros cada, envolvendo montagem, equipamentos de tração e materiais, como portas, computação de bordo, sistemas de ar-condicionado e as suas respectivas garantias. A linha, que ligará o centro à zona norte da capital, deverá transportar diariamente mais de 630 mil passageiros por dia.

“Essa é uma data muito importante, da retomada da produção nesta grande fábrica que, acreditando na região do Vale do Paraíba, no estado de SP e no Brasil, aqui fez investimentos expressivos. E agora retoma com grande força, com cinco novos contratos nacionais e internacionais para fornecimento de mais 130 trens. Isso é o renascimento da indústria de trens no Brasil. Isso tem importância estratégica para o Brasil”, destacou Doria.

Ampliação

Além do fornecimento de 58 trens para atender às concessões das linhas do Metrô e da CPTM, a Alstom ainda realizará em Taubaté a produção de composições para outros três contratos internacionais. No total, serão mais de 130 trens com cerca de 750 carros. A empresa promoverá cursos de capacitação de mão de obra juntamente com o SENAI Taubaté.