Aparecida recebe laboratório que sequencia variantes da Covid-19 e acelera testagem de casos suspeitos

(Foto: Sergio Andrade/SECOM Gov SP)

A cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba, será o primeiro município de todo o Estado de São Paulo a receber um laboratório itinerante com o objetivo de acelerar o processo de testagem dos casos suspeitos de Covid-19. Além disso, o ‘Lab Móvel’ também será responsável por sequenciar variantes que circulam no estado.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

De acordo com o Governo do Estado, é possível obter o resultado em até 24 horas após testagens dos casos suspeitos e, em seguida, iniciar o sequenciamento, que pode durar de três a seis dias. Atualmente, todo o processo entre a testagem e o sequenciamento de variantes pode durar de 10 a 12 dias.

Aparecida foi escolhida devido ao intenso fluxo de peregrinos à cidade que tem um grande potencial turístico. A expectativa é de que, em uma semana, o veículo realize o diagnóstico de aproximadamente 500 amostras. A presença do container na cidade também se justifica pelo fato de duas cidades próximas, Pindamonhangaba e Guaratinguetá, já terem confirmado um caso cada da variante Delta, a mais transmissível.

O veículo, equipado com alta tecnologia, possui três sequenciadores genéticos, centrífuga, seladora, geladeira e freezer para armazenamento de amostras, entre outros. O investimento total foi de R$ 3 milhões. Os moradores tanto de Aparecida quanto das cidades que vão receber o laboratório poderão acompanhar os trabalhos dos pesquisadores do Butantan, pois há uma parte de vidro que permite a observação dos procedimentos científicos realizados.