Aparecida homenageia 600 mil mortos por Covid-19 com faixa de 40 metros

aparecida homenageia mortos covid-19 faixa
(Foto: Reprodução/TV Aparecida)

O Santuário Nacional de Aparecida homenageou, no sexto dia da novena em honra à Padroeira do Brasil, às 600 mil vítimas da Covid-19 no país. Logo no início da cerimônia, uma faixa de 40 metros foi estendida pelo corredor central da Basílica com a frase de luto pelas mortes durante a pandemia.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Dois sacerdotes entraram segurando uma coroa de flores, seguida de uma bandeira preta que simbolizou o luto das famílias. A faixa tomou conta de todo o corredor até o presbitério. A homenagem desse sexto dia foi similar a que aconteceu no primeiro dia da novena, onde até então haviam quase 598 mil mortos.

O padre Camilo Júnior conduziu o momento de homenagem em nome do Santuário Nacional e pediu, em um silêncio orante, a oração dos fiéis pelo sofrimento dessas famílias em meio a pandemia. (ouça a reportagem ao final da matéria)

NOVENA E FESTA

A novena prossegue até o dia 11 de outubro, próxima segunda, e o dia solene da Padroeira do Brasil será celebrado em 12 de outubro, terça-feira. Cada missa poderá ser acompanhada dentro da Basílica por 2,5 mil pessoas, diferentemente do ano passado, em que o público não foi autorizado a participar de modo presencial.

Aos sábados e domingos, devido ao aumento no número de romeiros, serão realizadas 13 cerimônias, enquanto que no dia 12 de outubro, esse número sobe para 14 missas. É obrigatório aos fiéis o cumprimento dos protocolos de proteção contra a Covid-19, como uso de máscara, álcool-gel e distanciamento.

Além da Basílica, estão funcionando também durante a novena a visita à Imagem de Nossa Senhora, a Casa das Velas, a Sala das Promessas, o comércio religioso e outras atrações, como Museus e o bondinho. Todas as celebrações serão transmitidas pelas redes sociais do Santuário, como forma de incentivar a participação remota dos romeiros.

Ouça a reportagem de Emerson Tersigni: