Acesso igualitário: surdos são atendidos em libras no Poupatempo

Acesso igualitário: surdos são atendidos em libras. Foto: Reprodução/ Governo do Estado de SP
Acesso igualitário: surdos são atendidos em libras. Foto: Reprodução/ Governo do Estado de SP

Cidadãos surdos de todo o estado já podem solicitar atendimento em Libras no app do PoupatempoA ação integra o programa São Paulo São Libras promove a inclusão efetiva e o acesso igualitário aos serviços públicos.

 

• Leia mais notícias da região clicando aqui

O governo do estado de São Paulo informa que os 592 mil cidadãos com deficiência auditiva que vivem no estado de São Paulo podem solicitar atendimento em Libras e contar com a presença virtual de intérpretes de Libras para auxiliá-los em suas demandas no Poupatempo e em qualquer outro serviço público estadual.

São Paulo São Libras acesso igualitário

Lançado em outubro, o programa já se estende para 1,3 mil delegacias, 20 Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEIs) e 233 Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) em diversas áreas do estado. Em um avanço adicional, neste mês de janeiro, essa iniciativa foi ampliada para o app SOU, desenvolvido pela Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), visando a inclusão de 1,3 mil servidores paulistas que declararam ter deficiência auditiva.
Dentro dos serviços públicos do estado, o programa opera por meio de uma plataforma online acessível aos servidores quando um indivíduo com deficiência auditiva busca atendimento. Essa plataforma conecta-os a uma Central de Interpretação de Libras, um serviço que oferece interpretação simultânea por meio de videochamada, em tempo real, realizada por intérpretes de Libras. Na prática, o intérprete utiliza a linguagem de sinais para se comunicar com a pessoa surda e traduz as informações para o servidor em português.
Para garantir uma implementação eficiente, todos os servidores estaduais recebem treinamento sobre como utilizar o sistema e solicitar a presença de um intérprete. A Central funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, contando com cerca de cem intérpretes de Libras qualificados e experientes na interpretação simultânea entre Libras e português. Esses profissionais foram contratados por meio de parcerias com a organização da sociedade civil AME-SP e o ICOM.