Vôlei São José vence Cruzeiro e assume de vez a liderança da Superliga Nacional 2023/2024

Vôlei São José

Jogadores do Vôlei São José na vitória sobre o Sada Cruzeiro, nesta quinta-feira (11), na região metropolitana de Belo Horizonte
Foto: Agência i7/Sada Cruzeiro

O Vôlei São José é o líder absoluto da Superliga Nacional 2023/2024. A ponta foi conquistada após uma grande vitória sobre o Sada Cruzeiro, por 3 sets a 2 (15/25, 25/18, 25/20, 15/25 e 12/15), em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, na noite desta quinta-feira (11).

Com 10 vitórias em 10 jogos, o São José ultrapassa de vez o atual campeão da Superliga e assume a ponta da tabela de classificação com 28 pontos.

O Cruzeiro está agora na segunda posição com 27 pontos. Fecham o G8 o Minas, Guarulhos, Joinville, SESI, Campinas e Suzano.

Além de assumir a liderança, o São José completou três meses sem nenhuma derrota nesta temporada.

O último resultado negativo foi no dia 11 de outubro, quando foi superado pelo Guarulhos, por 3 sets a 0, pelo segundo jogo da semifinal do Campeonato Paulista.

O Vôlei São José volta em ação pela Superliga Nacional na segunda-feira (15), contra o Joinville, em Santa Catarina, pela última rodada do primeiro turno.

O jogo: Cruzeiro 2 x 3 Vôlei São José

O São José iniciaram a partida com os seguintes titulares escalados por Carlos Schwanke: Matheus Brasília, João Franck, Felipe Roque, Douglas Souza, Geovane, Lucas Barreto e o líbero Rogerinho

A equipe da região iniciou o jogo impondo o seu ritmo. O oposto Felipe Roque foi o responsável por anotar o primeiro ponto em ataque na diagonal. No saque do central Geovane, a defesa dos mineiros ficaram olhando o ace do camisa nove, que ampliou a vantagem para quatro pontos, 6 a 2.

Quando o Cruzeiro esboçou uma reação encontrou um paredão laranja. No simples, Lucas Barreto bloqueou o central Lucão, 15 a 10.

Com o bloqueio impecável, os joseenses emplacaram dez pontos no fundamento dentro do primeiro set. Mas foi no ataque do maior pontuador da Superliga, Felipe Roque, que o São José garantiu a parcial. 25 a 15.

Foto: Agência i7/Sada Cruzeiro

Segundo set

O equilíbrio esperado para o confronto apareceu no segundo set. Em mais um ace do Geovane, o Vôlei São José assumiu a frente, 6 a 5. Porém, Wallace atacou sem chances para defesa joseense, virando o placar 9 a 8.

Aos poucos os donos da casa conseguiram abrir uma vantagem consistente. No ace do Otávio, o Sada Cruzeiro fez 18 a 14. A partir daí os mineiros controlaram a diferença até o final do set. No ataque do Vaccari explorando o bloqueio, a equipe fechou a parcial e empatou a partida. 25 a 18.

Terceiro set

Empurrados pela torcida presente em bom número no ginásio, o Sada Cruzeiro abriu quatro pontos de vantagem logo no início do terceiro set, 7 a 3.

A resposta do Vôlei São José surgiu com o paredão, após três pontos seguidos de bloqueio a equipe diminuiu a diferença para apenas dois pontos, 10 a 8.

Porém, os donos da casa voltaram a se distanciar, Wallace anotou três tentos consecutivos, 15 a 10. E sem dar chances para os joseenses reagirem, os mineiros viraram o jogo em mais um ponto de seu camisa oito. 25 a 20.

Quarto set

Precisando vencer a parcial para se manter vivo no jogo, o Vôlei São José anotou os três primeiros pontos. Sem deixar o ritmo cair, os joseenses se aproveitaram de mais um ponto de bloqueio, desta vez do Ademar, o 20º no fundamento na partida, para ampliar a vantagem, 11 a 6.

Os joseenses seguiram dominantes dentro da parcial, no paredão triplo com João Franck, Matheus Brasília e Lucas Barreto, os joseenses ampliaram para sete a diferença no placar, 19 a 12. O ponto que garantiu o tie-break veio das mãos do Geovane, 25 a 15.

Vitória do Vôlei São José no Tie-Break

No set de desempate os times se alternaram nos primeiros pontos, era ponto de um lado e resposta do outro. No ataque do Felipe Roque explorando o bloqueio, o time da região abriu pela primeira vez três pontos de vantagem, 6 a 3.

Mantendo a pegada dentro da parcial, o Vôlei São José ampliou no bloqueio do Matheus Brasília, 10 a 5. A bola da vitória veio no ataque do João Franck, final de jogo 15 a 12, 3 sets a 2.

 

Oposto Felipe Roque foi eleito o melhor jogador da partida
Oposto Felipe Roque foi eleito o melhor jogador da partida. Foto: Agência i7/Sada Cruzeiro