Na manhã desta quinta-feira (05), foi realizada a 28ª edição da reunião do Programa São José Unida, no Parque de Inovação Tecnológica (PIT), reunindo representantes das forças de segurança para avaliar os índices criminais e traçar novas diretrizes para 2025. Este foi o segundo encontro do ano.
A redução constante dos crimes violentos é fruto da integração entre polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária e a Guarda Civil Municipal, promovida pelo São José Unida, além do uso de tecnologias de monitoramento urbano por meio do Centro de Segurança e Inteligência (CSI).
Prefeito de São José destaca resultados e desafios da segurança pública
Durante o encontro, o prefeito Anderson Farias (PSD) celebrou os avanços na redução dos índices criminais, mas reforçou que o trabalho continua.
“A gente comemora, mas ainda não se conforma. Vamos continuar trabalhando muito enquanto houver crimes acontecendo em nossa cidade”, afirmou o prefeito.
Ele destacou a gestão inteligente dos dados e a efetividade da integração entre as forças de segurança:
“Hoje, São José dos Campos tem os menores indicadores dos últimos 25 anos. Alcançamos a marca de 3,28 homicídios por 100 mil habitantes. É um número que nenhuma cidade com mais de 500 mil habitantes no Brasil atingiu nessa série histórica desde 2001.”Reforçou o Prefeito.
Apesar dos avanços, o prefeito pontuou que os bons resultados geram novos compromissos:
“Esses números mostram que estamos no caminho certo, mas também impõem novos desafios. A cidade precisa continuar evoluindo.” Concluiu Anderson Farias.
Novas câmeras inteligentes vão reforçar monitoramento urbano
O secretário de Proteção ao Cidadão, Rafael Silva, anunciou o aumento da infraestrutura tecnológica de vigilância da cidade, com a implantação de 500 novas câmeras inteligentes.
“A integração entre as forças de segurança tem sido fundamental. E agora, com a chegada dessas novas câmeras, vamos ampliar ainda mais a capacidade de atendimento à população”, explicou Rafael.
Ele também ressaltou o trabalho conjunto das instituições de segurança:
“O patrulhamento ostensivo da Polícia Militar, aliado à atuação investigativa da Polícia Civil e ao trabalho preventivo da Guarda Civil Municipal, forma um modelo eficiente e em constante evolução.” Concluiu o secretário.
Programa São José Unida
Criado para unir os diferentes órgãos de segurança pública que atuam na cidade, o Programa São José Unida é considerado um divisor de águas na gestão da segurança em São José dos Campos. A integração entre as forças tem proporcionado respostas mais rápidas e eficazes às ocorrências, além de ampliar a presença do poder público em áreas estratégicas.
CSI: tecnologia a serviço da segurança
O Centro de Segurança e Inteligência (CSI), implantado em 2021, é referência nacional no uso de tecnologia para monitoramento urbano. Equipado com câmeras de alta precisão e sistemas inteligentes de análise de dados, o centro permite o acompanhamento em tempo real de ocorrências, contribuindo para a prevenção de crimes e a eficiência nas investigações.
Ver essa foto no Instagram