A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo divulgou nesta quinta-feira (5), a lista dos finalistas do Prêmio Governador do Estado para as Artes 2025. A premiação reconhece as iniciativas culturais mais relevantes realizadas em 2024, em diversas áreas da produção artística. A cerimônia de entrega ocorrerá no dia 24 de junho, às 19h, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.
Neste ano, o Vale do Paraíba e o Litoral Norte se destacaram entre os indicados. Cidades como São José dos Campos, São Sebastião, Ubatuba, Jacareí e Taubaté estão representadas por projetos em categorias variadas, demonstrando a força da cultura regional.
Ao todo, o prêmio contempla 13 categorias: Arte para Crianças, Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Incentivo à Leitura, Iniciativas Culturais (Setor Público e Terceiro Setor), Museus e Centros Culturais, Música, Teatro, Valorização do Patrimônio Cultural e Instituição Cultural.
São José dos Campos como destaque
Entre os destaques locais, São José dos Campos aparece em duas categorias. No segmento “Arte para Crianças”, o espetáculo “Dinossauros do Brasil”, de Beto Andreetta, foi indicado. Já na categoria “Valorização do Patrimônio Cultural”, o projeto do Centro de Documentação Musical (CDM), liderado por Raquel Aranha, também está entre os finalistas.
Outro município da região que marca presença é São Sebastião, com o projeto “Infância e Emergência Climática”, de Doca Sander. Ubatuba concorre na categoria Dança, com o espetáculo “Andanças”, da Companhia de Dança da cidade, dirigido por Brisa Diamante. Jacareí participa com a iniciativa “Brincantes e Brincares – o mundo da inocência infantil”, voltada à valorização do universo lúdico infantil. Já Taubaté está representada pelo livro “A Turma do Alfredo: uma lição sobre o bullying”, de Ivanildo Neder Lemos, na categoria Incentivo à Leitura.
Além de destacar novos talentos e projetos, a cerimônia deste ano prestará uma homenagem aos 60 anos da Jovem Guarda. O movimento, que surgiu em São Paulo na década de 1960, revelou artistas como Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. A direção do evento será assinada por José Possi Neto.
Criado em 1986, o Prêmio Governador do Estado é considerado a mais importante premiação cultural de São Paulo e uma das maiores em nível estadual no Brasil. Os vencedores receberão um troféu e R$ 35,5 mil em dinheiro. A única exceção é a categoria “Instituição Cultural”, que conta apenas com a entrega simbólica do prêmio.
A cerimônia será aberta ao público e à imprensa, com confirmação de presença até o dia 23 de junho pelo e-mail da Secretaria de Cultura.
Serviço
O quê: Cerimônia do Prêmio Governador do Estado para as Artes 2025
Quando: 24 de junho, terça-feira, às 19h
Onde: Palácio dos Bandeirantes – Avenida dos Bandeirantes, 4.500 – Morumbi, São Paulo
Confirmação de presença para imprensa: [email protected] até 23 de junho.