Vereadores Robertinho da Padaria e Marcão da Academia testam positivo para Covid-19 em São José

(Foto: Arte/CBN Vale)

O presidente da Câmara de São José dos Campos, Robertinho da Padaria (Cidadania), e o vereador Marcão da Academia (DEM) testaram positivo para a Covid-19. A informação foi confirmada pelos parlamentares à CBN Vale. Apesar da infecção, ambos estão bem e cumprem isolamento social em suas casas.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Por conta dessas confirmações, o Legislativo informou que o debate organizado pelas comissões de Justiça, Meio Ambiente, Economia e Planejamento Urbano, marcado para o início desta semana para discutir a Proposta de Emenda à Lei Orgânica 2/21, que autoriza usinas termelétricas na cidade, precisou ser cancelado ‘por deliberação de seus presidentes, por questão de saúde pública’.

Segundo a Câmara, não há uma nova data prevista para a realização do debate. À nossa reportagem, Robertinho disse que sentiu fraqueza, febre e dor no corpo, e ao procurar a testagem para verificar se estava ou não com Covid-19, se deparou com o teste positivo. De acordo com o presidente, seu gabinete e as dependências do Legislativo seguem funcionando normalmente, já que nenhum de seus assessores estão se sentindo mal.

Já o vereador Marcão da Academia informou que testou positivo para o coronavírus no último domingo (15), também com sintomas leves como tosse, febre e coriza. Ele disse que entrou em contato com profissionais da saúde do município e, com o cumprimento do isolamento domiciliar, tem visto sua situação melhorar a cada momento. Robertinho e Marcão já foram imunizados com ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19.

Projeto das termelétricas

Em primeira discussão, a proposta foi aprovada pelos vereadores com 17 votos favoráveis, dois contrários (vereadoras Amélia Naomi e Juliana Fraga, ambas do PT), uma abstenção (vereador Thomaz Henrique, do Novo) e uma emenda assinada por 17 vereadores. Para ser aprovada, a proposta precisa obter voto favorável de dois terços dos vereadores em dois turnos, com intervalo de no mínimo 10 dias entre eles. No entanto, ainda não há data tanto para uma nova reunião entre as comissões, quanto para votação do projeto.

Ouça a reportagem clicando no player de áudio abaixo: