A terça-feira (4), último dia de carnaval em São Luiz do Paraitinga, será marcado por uma matinê para as crianças, shows e os tradicionais bloquinhos.
A programação de uma das folias mais clássicas da região começou agora na parte da manhã, com o bloquinho infantil Encuca a Cuca.
Já no período da tarde, outros blocos vão tomar as ruas de São Luiz para animar os foliões, como: Bloco da Pipoca, Espanta Vaca, Beijo, Pé na Cova, Bico do Corvo, entre outros.
Os shows ficarão por conta da banda Louca Marca dos Luizinhos e da banda Despirocadas.
Confira a programação completa do último dia de carnaval em São Luiz do Paraitinga:
- 14h: Bloco da Pipoca
- 16h: Bloco Espanta Vaca
- 17h: Bloco do Beijo
- 18h: Show Banda Louca Marca dos Luizinhos
- 19h: Bloco Casarão
- 20h: Bloco Pé na Cova
- 21h: Bloco Bico do Corvo
- 23h: Show da Banda Despirocadas
As tradicionais marchinhas foram o único ritmo permitido no Carnaval 2025 de São Luiz do Paraitinga. A exclusividade do gênero é garantida por um decreto municipal, que proíbe a reprodução de outros estilos musicais nas áreas delimitadas para o evento.
Segundo o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), a identidade medida tem o objetivo de preservar a cultura da cidade, que se tornou um dos carnavais mais tradicionais do estado de São Paulo justamente por sua musicalidade única.
“Assim como o Carnaval da Bahia tem o axé e o de Pernambuco tem o frevo, o de São Luiz do Paraitinga tem as marchinhas”, explicou o presidente do Comtur, Alex Fabiano.
O secretário de Turismo e Cultura, José Roberto Quadô, destacou que uma norma existe desde os anos 2000. “Só é permitida a marchinha luizense. Até as marchas de fora são proibidas”, afirmou.
De acordo com a Prefeitura, a exclusividade da tradição faz de São Luiz do Paraitinga um destino especial para os foliões que buscam um carnaval autêntico e marcado por composições locais.