Vacinação volta às UBS’s de São José com novo intervalo para Pfizer e Astrazeneca

ubs resolve
(Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A vacinação contra a Covid-19 voltou a ser aplicada nas UBS’s Resolve de São José dos Campos. A medida da Secretaria da Saúde foi tomada após os locais exclusivos voltados para a multivacinação de crianças de 0 a 15 anos, às quartas-feiras, registrarem procura abaixo do previsto.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Segundo a titular da pasta, Dra. Margarete Corrêa, nas duas primeiras quartas-feiras de outubro, as UBS’s atenderam somente pais que buscaram atualizar a carteirinha de vacinação dos filhos. Com a baixa adesão, estes pontos voltaram a vacinar o público contra a pandemia de modo total, de segunda a sexta, além de atenderem a procura da multivacinação.

Outra novidade no processo de vacinação é a redução no intervalo entre a primeira e segunda dose das vacinas Pfizer e Astrazeneca. A mudança segue determinação do Ministério da Saúde. Segundo Margarete, no caso da Pfizer, o intervalo entre as doses caiu para 21 dias, apenas para adultos com 18 anos. A segunda dose da Astrazeneca, por sua vez, será aplicada em 56 dias.

DIA D e DIA V

São José dos Campos realizou no sábado (16) o Dia D da Multivacinação e o Dia V da vacinação contra a Covid-19. Para atender a população, foram abertas 21 UBSs Resolve, além das unidades da Casas do Idoso, que funcionaram entre 8h e 17h. No drive-thru do Cefe e no Colégio Tableau, as vacinas foram aplicadas entre 8h e 12h. Apesar das vastas opções de imunização, menos da metade das 15 mil pessoas compareceram.

Queda vertiginosa

O avanço da vacinação contra a Covid-19 está permitindo a redução de casos, internações e mortes no município. Nos últimos três meses (julho, agosto e setembro) foram registradas 126 mortes por Covid-19 em São José. Desse total, 67 pessoas não tinham tomado nenhuma vacina (53,17%). Outras 59 tinham tomado uma dose há mais de 14 dias.

Ouça a reportagem de Emerson Tersigni: