Uso de máscara em ambientes públicos continuará obrigatório em S. José

são josé dos campos máscara uso obrigatório
(Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos manterá a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços abertos ao público, em meio a pandemia da Covid-19. A decisão do município vai na contramão do Governo do Estado de São Paulo, que anunciou a dispensa do equipamento em locais abertos, como parques.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

A informação foi dada por Margarete Correia, secretária municipal de saúde, em entrevista à presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI), Eliane Maia. Questionada se o governador João Doria (PSDB) acertou o momento em flexibilizar o uso de máscaras, a titular da pasta informou que a medida não será aplicada em São José, após consenso do comitê municipal de enfrentamento à pandemia e aceitação do prefeito Felicio Ramuth.

Segundo Margarete, muitos – que até então dispensavam por conta própria o uso do equipamento de proteção – deixaram de usar a máscara e levá-las nos ambientes abertos, após o anúncio do governador, há algumas semanas atrás. A secretária cobrou atenção da população para o cumprimento da exigência, visando a saúde de todos.

MEDIDAS RESTRITIVAS

Além do anúncio referente às máscaras, a Prefeitura de São José dos Campos também acatou a recomendação do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus e cancelou as festividades do Carnaval em 2022, como desfiles de escolas de samba e blocos em todas as regiões da cidade.

Margarete disse que medidas como essas só podem ser tomadas graças a uma decisão que compreendeu, em âmbito estadual, que os municípios poderão ser mais rígidos no enfrentamento da pandemia, mediante ao cenário epidemiológico local e regional, que pode variar de uma localidade a outra. Anteriormente, foram tomadas medidas que desagradaram o anseio popular, mas que a longo prazo contribuíram para que houvesse maior liberdade no agir social de tempos a esta parte.

CARNAVAL

São José dos Campos se somou a outras 15 cidades do Vale do Paraíba que já cancelaram a folia: Caçapava, Cunha, Jacareí, Lagoinha, Lorena, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Redenção da Serra, Roseira, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São Luiz do Paraitinga, Taubaté e Tremembé já anunciaram nos últimos dias e semanas que não realizarão nenhum tipo de festejo, devido a indefinição da pandemia da Covid-19.

OUÇA A REPORTAGEM DE EMERSON TERSIGNI: