TSE inicia Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos sistemas de votação

Urna eletrônica para ilustrar aue TSE começa cerimônia de assinatura e lacração dos sistemas eleitorais
(Foto: Antonio Augusto/ Ascom TSE) Lacração dos sistemas de votação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a lacrar todos os sistemas do processo eleitoral, nesta segunda-feira (29), em um evento público no qual o TSE assina digitalmente todos os sistemas que serão usados nas eleições.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Durante toda a semana uma equipe composta por dez técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal, fará a compilação dos programas do sistema eletrônico de votação para verificar a sua integridade de funcionamento.

O evento termina na próxima sexta-feira (2/09), quando os sistemas serão assinados pelo presidente do TSE, Ministro Alexandre de Moraes, e em seguida serão lacrados fisicamente e digitalmente. Após isso, serão armazenados na sala-cofre do Tribunal.

Essa cerimônia é uma das etapas finais do ciclo de verificação dos programas que serão usados nas votações desse ano no primeiro e segundo turnos, que começam em outubro.

Na próxima etapa do calendário eleitoral, as cópias dos programas lacrados serão distribuídas aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para que possam ser inseridas nas urnas eletrônicas, juntamente com os dados de eleitoras e eleitores e de candidatas e candidatos. Cada TRE tem seu cronograma de preparação e carga estabelecido de acordo com a própria logística.

Como funciona

A Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas Eleitorais é uma das etapas finais do ciclo de verificação dos programas que serão utilizados nas votações do primeiro e do segundo turno das eleições, marcados para 2 e 30 de outubro, respectivamente.

Segundo a resolução, até 20 dias antes das eleições, o TSE, acompanhado das entidades fiscalizadoras, deve realizar a compilação dos sistemas eleitorais, que foram desenvolvidos e passaram um ano à disposição para a inspeção dessas instituições.

Ao final da cerimônia, os sistemas eleitorais e os programas de verificação desenvolvidos pelas entidades fiscalizadoras são lacrados, mediante apresentação, compilação, assinatura digital e guarda das mídias pelo TSE. Os procedimentos da cerimônia devem durar, pelo menos, três dias.