TRT multa MWL de Caçapava e determina que empresa pague salários atrasados

Trabalhadores em passeata: TRT multa MWL de Caçapava e determina que empresa pague salários atrasados
(Foto: Roosevelt Cássio/TRT multa MWL)

O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) decidiu que a MWL de Caçapava deve pagar os salários atrasados e reintegrar os funcionários demitidos. Os desembargadores também multaram a fábrica chinesa em R$ 200 mil por conduta antissindical.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

O dissídio, julgado na tarde desta quarta-feira (13), foi protocolado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José. No julgamento, o TRT considerou a greve legítima e determinou que a MWL pague os salários atrasados integralmente, sem descontar os dias de paralisação.

Além disso, o tribunal confirmou a liminar que obriga a fábrica a reintegrar os demitidos. A MWL deverá fazer isso em até cinco dias úteis após a publicação do acórdão, sob pena de multa diária de R$ 500 por trabalhador.

A empresa também deverá oferecer estabilidade para todos os seus trabalhadores por 90 dias.

Mobilização continua

Os trabalhadores da MWL acompanharam o julgamento, por videoconferência, na sede do Sindicato, em São José dos Campos.

Após a decisão, em assembleia, eles aprovaram a continuidade da mobilização em defesa dos empregos e pelo pagamento dos salários. O acampamento em frente à fábrica também será mantido. O objetivo é exigir que a MWL cumpra a decisão da Justiça.

Audiência e reunião

Nesta sexta-feira (15), haverá uma audiência de mediação no Ministério Público do Trabalho, para discutir a situação dos trabalhadores e ampliar a pressão para que a empresa acate a determinação do TRT. A sessão será realizada por videoconferência, a partir das 9 horas.

O Sindicato e os trabalhadores também reivindicam apoio do poder público para solucionar as irregularidades na fábrica. Uma reunião está agendada entre a Prefeitura de Caçapava e a entidade na próxima terça-feira (19), às 15 horas.

Saiba mais

De greve a 68 dias por falta de pagamento, trabalhadores da MWL de Caçapava fazem passeata

                                                                                                          TRT multa MWL