As empresas do transporte público e o Sindicato dos Condutores não chegaram a um acordo e o serviço do transporte público em São José dos Campos e Jacareí pode sofrer um novo atraso na próxima semana.
O Sindicato dos Transportes informou nas redes sociais que a categoria está mobilizada e que não descarta uma paralisação geral, caso as negociações não avancem após uma nova reunião com as empresas na terça-feira (10), às 14h.
A partir do resultado desta reunião, a entidade poderá convocar assembleias para definir os próximos passos da campanha salarial.
Atraso na última quarta-feira
Passageiros do transporte público de São José dos Campos e Jacareí enfrentaram atrasos de até duas horas na manhã da última quarta-feira (4).
Os coletivos começaram a circular mais tarde que o habitual devido a uma assembleia organizada pelo Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba nas garagens das empresas que operam o sistema de ônibus nas duas cidades, logo no início do dia.
Durante essa assembleia, o sindicato apresentou aos trabalhadores uma proposta de reajuste salarial de 4% e um aumento de 4,5% nos benefícios. No entanto, os funcionários reivindicam um reajuste maior: 6% no salário e reposição da inflação acumulada, que foi de 5,31%, segundo o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).
Outro lado
A Busvale, consórcio responsável pelas empresas do transporte do Vale do Paraíba, reforçou que mantém o canal de diálogo aberto com o sindicato da categoria e o compromisso com o entendimento entre as partes e com a continuidade de um serviço de qualidade para a população.