Tendência dos próximos dias é de frio intenso no Vale do Paraíba; sensação térmica será de -6ºC em Campos

Frio intenso continua nos próximos dias, segundo Marcelo Schneider, meteorologista do Inmet (Instituo Nacional de Meteorologia).

frio em campos do jordão
(Foto: Marcelo Bueno)

Municípios do Vale do Paraíba e de todo o Estado de São Paulo bateram recordes de baixa temperatura para o mês de maio. Campos do Jordão registrou em seu termômetro sensação térmica de -3ºC nesta madrugada.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Em entrevista à rádio CBN Vale, Marcelo Schneider, coordenador do 7º Distrito de Meteorologia do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), contou que a temperatura baixa acontece devido a massa de ar polar que passa pelo Estado. Em São Paulo, os termômetros registraram 7ºC, a menor temperatura no mês de maio desde 1990. Em São José dos Campos e Taubaté, a temperatura mínima foi de 6ºC com sensação térmica de 0ºC.

Ventania

Além do frio, a instabilidade do oceano provocou fortes ventanias na região. As rajadas de vento intensas chegaram a 75km/h. Por isso, o meteorologista alertou sobre os riscos de falta de energia e galhos de árvores e placas que podem ser levadas pelo vento.

Campos do Jordão

Nesta quarta-feira (18), Campos do Jordão registrou a noite mais fria do ano. O coordenador do Inmet contou, que a temperatura foi de -0,1ºC. No entanto, os termômetros da cidade marcaram sensação térmica de -3ºC por volta das 6h da manhã.

Pelo fato da massa de ar ser muito intensa, o frio deve continuar até o final de semana, a máxima nos próximos dias não deve passar de 10ºC e a sensação térmica deve bater até -6ºC.

Marcelo Schneider falou ainda que há possibilidade de chuva congelada na Serra da Mantiqueira. No final de semana, os turistas poderão aproveitar o frio de 2ºC e possibilidade de geada, com um leve aquecimento na parte da tarde com máxima de 16ºC. Ou seja, a tendência para os próximos dias é de muito frio na região.

Ouça a matéria de Julia Lopes: