Sindicato dos Metalúrgicos busca ajuda do governo federal para crise na Avibras

Sindicato dos Metalúrgicos busca ajuda do governo federal para crise na Avibras
(Foto: Reprodução/Sindmetal/Rodrigo Correia) crise na Avibras crise na Avibras

A crise na Avibras Indústria Aeroespacial, a maior fábrica de produtos bélicos do país, foi discutida em uma reunião nesta terça-feira (9) entre o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região. A reunião abordou a possibilidade de assinar um contrato emergencial entre a empresa e o governo federal.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

De acordo com o Sindicato, desde outubro do ano passado, os 1.400 trabalhadores da empresa não recebem salários e estão enfrentando dificuldades financeiras. 

O presidente do Sindicato, Weller Gonçalves, defendeu a estatização da empresa como o único caminho para sua preservação como empresa de defesa nacional a serviço dos interesses do Brasil. A Avibras tem participação no Programa Espacial Brasileiro e é responsável pela fabricação de motores para foguetes e pelo desenvolvimento do lançador de foguetes e mísseis Astros 2020, um dos sistemas de lançamento mais avançados do mundo.

Em nota o Sindicato, disse que Alckmin afirmou que está trabalhando para ajudar com os contratos da Avibras com as Forças Armadas e que a assinatura de contratos pode ser decisiva para a continuidade das atividades da empresa e o pagamento dos salários devidos aos trabalhadores.

O Sindicato também se reuniu com o Ministério da Defesa e com o deputado federal Carlos Zarattini (PT) em sua visita a Brasília em busca de soluções urgentes para a crise da Avibras. 

Saiba mais

Inep publica edital com regras para o Enem 2023

O edital com cronograma e regras para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023 foi publicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira).

O edital é voltado para os interessados em participar do certame, que será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. As inscrições ficam abertas do dia 5 a 16 de junho.

Além de apresentar datas e horários dos exames, o Edital nº 30 detalha os documentos necessários, bem como as obrigações do participante, incluindo situações em que o candidato poderá ser eliminado. A taxa de inscrição é R$ 85 e deve ser paga até dia 21 de junho.

crise na Avibras