Secretária de saúde diz que 120 funcionários estão afastados da rede básica de saúde acometidos pela Covid-19 ou pela gripe em São José

covid-19 ubs
(Foto: Claudio Vieira / PMSJC)

Nos últimos 20 dias, São José dos Campos vem sentido o efeito de uma nova onda da Covid-19 e infecções da nova variante da gripe, H3N2. A secretária de saúde da cidade, Margarete Carlos da Silva Correia, contou que as UPA’s (Unidade de Pronto Atendimento) até a última sexta-feira estavam fazendo os primeiros atendimentos aos pacientes, mas isso fez com que as UPA’s ficassem lotadas.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Notando que a maioria dos quadros de Covid-19 e gripe apresentavam sintomas leves, a Prefeitura decidiu descentralizar o atendimento dos casos com sintomas respiratórios leves, oferecendo testes rápidos para detecção de Covid-19 em uma nova unidade na parte externa do Hospital de Clínicas Sul e também nas UBS’s. A ação tem o objetivo de melhorar o acesso dos casos mais graves nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e nos hospitais.

Vacinação

Em relação a vacinação em São José dos Campos, a secretária de saúde contou que a cidade em modo geral, tem uma alta taxa de cobertura, com mais de 98% pessoas vacinadas com a primeira dose. O problema está na segunda dose, que possui alta taxa de faltosos, com mais de 45 mil pessoas sem a segunda dose em São José dos Campos. Já a dose de reforço, poderia ser tomada por 183 mil pessoas para fechar o esquema vacinal com a terceira dose.

Covid-19 e gripe

Margarete Correia pede a compreensão da população joseense, pois as unidades de saúde estão lotadas, tanto pela Covid-19, quanto pela gripe. Além disso, os quadros de funcionários estão reduzidos, pois muitos profissionais foram acometidos por uma das doenças. Mas a secretária ressalta que São José dos Campos, tem doses e testes suficientes para toda a população.

Margarete contou que hoje, são mais de 120 funcionários afastados na rede básica de saúde acometidos pela Covid-19 ou pela gripe, por isso a população precisa ter paciência. Mas, que a Prefeitura segue realizando todos os serviços, como campanhas de vacinação aos finais de semana de janeiro.

Ouça a matéria de Julia Lopes: