A Prefeitura de São José dos Campos, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, divulgou o resultado da primeira Avaliação de Densidade Larvária (ADL) deste ano realizada no município. O IB (Índice Breteau), que aponta o nível de infestação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor das arboviroses, dengue, chikungunya e zika, ficou em 0,5.
• Leia mais notícias da região clicando aqui
O resultado é considerado satisfatório para a estação e ficou dois pontos menor que o registrado no mesmo período do ano passado, que apontou 0,7. Este é o índice mais baixo dos últimos seis anos. Em janeiro de 2016, o IB foi de 1,4; em 2017 de 1,0; em 2018 de 1,4 e em 2019 de 1,0.
O índice considerado aceitável pelo Ministério da Saúde é de no máximo 1,0. Levando isso em consideração, o resultado mostra que a cidade encontra-se com bons indicadores de controle e classificada como satisfatória para o controle do mosquito. A pesquisa foi realizada em todas as regiões da cidade no período de 4 a 22 de janeiro. Os agentes de combate às endemias vistoriaram 17.793 imóveis das 42 áreas urbanas do município.
As regiões que apresentaram o maior índice foram as do Cajuru, Vila Mariana I e II, Serrote, Santa Cecília I, Pousada do Vale (2,23); Palmeiras de São José, Parque Industrial (1,77) e Floradas de São José, Vila Letônia, Vila Nair, Vila Luchetti, Vila das Acácias (1,45). Essas áreas já estão sendo trabalhadas pelo CCZ com atividades de arrastão e serão priorizadas em futuras Operações Casa Limpa de combate à dengue.