São José dos Campos será primeiro município do país certificado como ‘Cidade Inteligente’ pela ABNT

São José dos Campos será primeiro município do país certificado como 'Cidade Inteligente' pela ABNT
(Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

São José dos Campos será o primeiro município brasileiro a ser certificado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) como Cidade Inteligente, de acordo com três normas internacionais NBR ISO (International Organization for Standardization). Apenas 79 cidades no mundo possuem essa certificação.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

O processo de certificação é uma iniciativa inédita no Brasil e está sendo desenvolvido pela ABNT em associação com o Parque Tecnológico de São José dos Campos, complexo de inovação e empreendedorismo criado e apoiado pela prefeitura.

Alberto Mano Marques, secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, explica que a metodologia leva em consideração um total de 259 indicadores presentes em três normas ISO: 37.120, 37.122 e 37.123. São José faz parte do projeto piloto de certificação e será a cidade onde a metodologia será testada e ajustada nos próximos meses.(Confira a reportagem ao final deste texto)

Com o processo de certificação, gestores públicos terão acesso a dados padronizados e auditados por organismo independente, que serão usados para orientar decisões de gestão e planejamento. Na avaliação prévia, a cidade obteve conformidade preliminar elevada em relação aos requisitos constantes nas três normas ISO.

O processo de certificação pode ajudar também as cidades a atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico com dados comparativos globais, medir o desenvolvimento urbano sustentável, informar os investimentos em infraestrutura com resultados mensuráveis, medir a gestão de desempenho de serviços urbanos e qualidade de vida ao longo do tempo, facilitando a troca de informações e projetos.

O processo de certificação é conduzido por uma entidade de terceira parte, totalmente independente de setor público ou privado.

Ouça a reportagem clicando no player de áudio abaixo: