São José cai de 7ª para 10ª cidade de SP em furto de caminhões e reboques

Roubo de caminhões e carretas cresceu 4,65% no primeiro semestre; roubo de cargas teve alta de 7,61%.

carga caminhão furto
(Foto: Reprodução)

O Estado de São Paulo registrou 2.338 ocorrências de roubo ou furto de caminhões, caminhões-trator, reboques e semirreboques, nos seis primeiros meses de 2021. Uma alta de 2,19% em relação ao primeiro semestre do ano passado. Foram 1.937 roubos (alta de 4,65%) e 401 furtos (queda de 8,24%). Os dados foram publicados no Boletim Econômico Tracker-FECAP, a partir da análise dos boletins de ocorrência registrados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).

• Leia mais notícias da região clicando aqui

O coordenador do estudo e professor do Departamento de Pesquisas em Economia do Crime, da FECAP, Erivaldo Costa Vieira, contou que a retomada econômica do setor de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios contribuiu para esse aumento.

Cargas

O roubo de cargas nos seis primeiros meses de 2021 cresceu 7,61% em relação ao primeiro semestre do ano anterior. Só no mês de junho foram 493 ocorrências, um aumento significativo de 19,65% em relação a junho de 2020. Por outro lado, se comparado com 2019, houve uma redução de 33% no roubo de caminhões e reboques de acordo com o boletim.

São José e Região

Segundo Erivaldo, a região de São José dos Campos e Jacareí apresentou uma redução significativa no roubo e furtos de cargas em 2021, comparado aos dados anteriores. No caso de São José, caiu da 7ª para 10ª cidade do Estado de São Paulo nos furto de caminhões e reboques.

Estima-se que uma carga roubada seja vendida por 50% do valor total da nota fiscal da mercadoria em questão. Os delitos geralmente são praticados pela manhã, momento em que os veículos de carga saem dos embarcadores totalmente carregados.

Ouça a reportagem de Julia Lopes: