Bolsonaro participa de Missa e comunga em Aparecida

(Foto: Léo Poli/CBN Vale)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou na tarde desta terça-feira (12) de uma missa no Santuário Nacional de Aparecida. É a segunda vez desde o início do mandato que Bolsonaro comparece a data festiva para os católicos.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Bolsonaro chegou à Basílica, entre palmas e vaias, por volta de 13h30. Ele usava máscara e retirou o equipamento de proteção contra a Covid-19 somente quando precisou fazer uma leitura. Ele comungou e também rezou a oração da Consagração à Nossa Senhora.

Após a missa, o presidente subiu no altar central da Basílica e tirou uma foto com Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, usando máscara. Até então, a agenda oficial da presidência não previa a ida de Bolsonaro até o Santuário Nacional. Ele veio do Guarujá e chegou ao Vale do Paraíba de helicóptero.

(Foto: Léo Poli/CBN Vale)
‘PÁTRIA AMADA X PÁTRIA ARMADA’

Dom Orlando afirmou, na Missa Solene das 9h, que o Brasil, “para ser pátria amada, não pode ser pátria armada”. A declaração aconteceu após Dom Orlando ter citado uma fala do Papa Francisco, em visita à Aparecida, em 2013, que dizia querer ‘alargar os braços para poder abraçar toda a população brasileira’.

Nesse sentido, o Bispo pediu para que as pessoas abraçassem um Brasil enlutado por conta da pandemia de Covid-19 e também para que haja uma convivência em sociedade com fraternidade. O religioso não citou diretamente o presidente Jair Bolsonaro, mas é do conhecimento de todos que o chefe do Executivo é favorável ao armamento da população.

Essa é a terceira vez consecutiva que o arcebispo de Aparecida faz uma dura reflexão durante a época da Festa da Padroeira. No ano passado, ele criticou as queimadas em biomas como Amazônia e Pantanal, e em 2019, falou sobre o ‘dragão do tradicionalismo’, afirmando que a ‘direita é violenta e injusta’.

PROGRAMAÇÃO

As duas últimas missas desta terça-feira (12) festiva acontecem logo mais, às 18h no Centro de Eventos, e às 19h, na Basílica. Após as celebrações, o Santuário realizará um show pirotécnico para marcar o encerramento da novena e festa da Padroeira do Brasil. A visita a Imagem de Nossa Senhora se encerra logo mais, às 21h.

OUÇA A REPORTAGEM DE EMERSON TERSIGNI:

 

(Foto: Léo Poli/CBN Vale)
(Foto: Léo Poli/CBN Vale)