A Prefeitura de Santa Branca confirmou nesta quinta-feira (5) a primeira morte por dengue no município em 2025. A vítima é um idoso de 74 anos, morador da região central da cidade, que morreu em fevereiro.
Segundo a prefeitura, o paciente chegou a ser internado na Santa Casa de Jacareí. No entanto, apesar dos cuidados médicos, ele não resistiu às complicações causadas pela doença. O caso já foi incluído no painel oficial da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Além dessa morte, Santa Branca soma 25 casos confirmados de dengue. Outros 23 seguem em investigação e ainda há dois óbitos suspeitos, cujos exames laboratoriais vão indicar se também foram causados pela doença.
Com esse novo registro, a região do Vale do Paraíba já totaliza 12 mortes por dengue em 2025. O maior número foi registrado em Jacareí, com cinco óbitos. Em seguida aparecem São José dos Campos, com dois óbitos, e as cidades de Caçapava, Cruzeiro, Guaratinguetá, Santa Branca e São Sebastião, com uma morte cada.
O que fazer em casos de dengue
Devido ao aumento no número de casos e mortes, especialistas alertam para a importância da prevenção. Eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, continua sendo a forma mais eficaz de evitar a doença. Além disso, ao surgirem os primeiros sintomas — como febre alta, dores no corpo, manchas na pele e mal-estar — é essencial procurar orientação médica.