Professora da rede estadual morre após complicações da Covid-19 em São José

(Foto: Arquivo Pessoal)

Uma professora de 30 anos morreu na última sexta-feira (12) vítima de complicações causadas pela Covid-19. Ela lecionava na escola estadual Professor José Frederico Marques no bairro Campo dos Alemães, em São José dos Campos, e teria se contaminado após início das aulas em fevereiro.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Por meio das redes sociais, amigos e familiares prestaram homenagens à educadora. Por meio de nota, a unidade escolar informou que “é com imensa dor, a E.E. Professor José Frederico Marques vem prestar sua homenagem a este ser humano maravilhoso e prestar solidariedade aos seus amigos e familiares”. Ela deixa o marido e três filhos pequenos.  

(Foto: Divulgação)

A Diretoria de Ensino de São José dos Campos lamentou a morte da professora e esclareceu que ela começou a ter sintomas há um mês, quando foi imediatamente afastada.

A pasta ainda completou que os contactantes foram acompanhados e a Vigilância em Saúde avisada. Não houve nenhum outro caso suspeito ou confirmado na época. 

A secretaria da Educação do Estado informou por meio de nota que “segue todos os protocolos definidos pelas autoridades de saúde e preserva a segurança de professores, servidores e alunos”. A Seduc-SP completou que todos os casos são registrados no SIMED (Sistema de Informação e Monitoramento da Educação).

O enterro aconteceu às 14h deste sábado (13), no Cemitério Municipal Colônia Paraíso, no Morumbi, na zona sul de São José.

Professores contaminados

Carla já é a terceira profissional da educação vítima do coronavírus na região. Outros dois professores, um de São José e outra de Caçapava, também tiveram complicações da doença e faleceram. 

Tadeu Almeida Machado, de 42 anos, morreu no dia 6 de março. Ele era professor de matemática na Emef Profº Moacyr Benedicto de Souza, localizada no Campo dos Alemães e morava em Santa Isabel.

De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São José dos Campos (Sindserv), foram registrados 33 casos de contaminações por coronavírus entre profissionais da educação e alunos: 20 em professores, 10 em alunos, três em profissionais e outros 11 suspeitos. 

A professora de geografia Maria Teresa Miguel Couto também faleceu após complicações da Covid-19. Aos 32 anos, ela lecionava na Escola Estadual Ministro José de Moura Rezende, no bairro Vila Santos, em Caçapava. Ela estava afastada de suas funções após testar positivo para o vírus.