Vítima da Covid-19, professora de geografia de Caçapava morre aos 32 anos

(Foto: Arquivo pessoal)

Morreu, no último sábado (20), a professora de geografia Maria Teresa Miguel Couto. Vítima da Covid-19 aos 32 anos, ela lecionava na Escola Estadual Ministro José de Moura Rezende, no bairro Vila Santos, em Caçapava. A professora estava afastada de suas funções há quase duas semanas após testar positivo para o vírus. 

• Leia mais notícias da região clicando aqui

De acordo com a apuração da CBN Vale junto a subsede de Caçapava do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Maria Teresa permaneceu internada na Santa Casa de São José dos Campos e, após seu falecimento, foi enterrada em Cachoeira Paulista, município onde residia sua família. 

Ela, no entanto, lecionava em Caçapava nos últimos anos e residia no bairro Jardim Maria Elmira. Além da Ministro José de Moura Rezende, Maria Teresa também trabalhou na Escola Ruth Sá. Em 9 de fevereiro, a professora teve que se afastar de suas atribuições devido aos primeiros sintomas da Covid-19. 

Alguns familiares testaram positivo para doença e sua mãe, aos 59 anos, faleceu em 18 de fevereiro, também vítima do coronavírus. Maria Teresa, no entanto, não tinha nenhuma comorbidade. “Ela era uma pessoa muito ativa no sindicato, na militância, uma pessoa muito saudável. Ainda não caiu a ficha”, disse Aída Mansores Paiato, coordenadora da subsede da Apeoesp em Caçapava. 

“Ela mesmo postou sobre os cuidados para com a Covid-19: sempre usar máscara, higienizar as mãos. Ela tinha maior cuidado, divulgava bastante para os alunos e com quem ela encontrava. Era uma pessoa alegre, cheia de vida e preocupada com os pais”, completou Aída à CBN Vale, por telefone.

Sindicato

A Apeoesp, por meio de sua secretaria de Comunicação, expressou condolências a família de Maria Teresa e classificou como insanidade o retorno às aulas presenciais em meio a pandemia da Covid-19. A reivindicação da categoria é de que professores sejam vacinados antes de retornarem nas unidades. 

Segundo levantamento do Sindicato, foram registrados 773 casos confirmados por Covid-19 em 431 escolas estaduais até o domingo (21). Destes, 22 casos são do Vale do Paraíba, distribuídos entre as cidades de São José dos Campos, Cruzeiro, Lavrinhas, Cachoeira Paulista, Pindamonhangaba, Caçapava, Jacareí e Taubaté.

Outro lado

Em nota encaminhada a reportagem, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo disse que a escola Ministro José de Moura Rezende permanecerá oferecendo o ensino remoto, e conforme orientação da Vigilância Sanitária do município, deverá reabrir em 24 de fevereiro. 

A pasta ressaltou, ainda, que os casos confirmados de servidores e alunos são acompanhados por meio do Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para Covid-19 (SIMED), da Secretaria de Educação, que tem os dados atualizados diariamente e que desde a última semana apresenta as informações à imprensa, de forma semanal.