Presidente da ACIT fala sobre saldões de janeiro, poupar no material escolar e expectativas do comércio

ricardo vilhena, presidente da acit, sorri para foto com painel da cbn vale ao fundo; ele falou sobre poupar nos saldoes de começo de ano
(Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)/ Presidente da ACIT fala sobre saldões de janeiro, poupar no material escolar e expectativas do comércio

Para os consumidores, o início de janeiro é um ótimo período para poupar na compra de determinados itens, afinal, é quando o comércio faz os tradicionais saldões de começo de ano, para dar lugar aos produtos da nova estação.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

A convite da CBN Vale, o presidente da ACIT (Associação Comercial e Industrial de Taubaté), Ricardo Vilhena, fala sobre como aproveitar essas liquidações. Segundo ele, vestuário, acessórios, eletroeletrônicos e até móveis são encontrados com valores bem abaixo do que apresentavam até o Natal, basta pesquisar.

Além disso, Vilhena dá dicas de como poupar dinheiro na compra do material escolar, que está mais caro, e também sobre o que o setor de comércio pode esperar neste novo ano.

Ouça o podcast completo com Ricardo Vilhena

Saiba mais

Início de ano é ideal para implantar inovação e planejamento estratégico

Inovação e planejamento estratégico são essenciais à empresa. Ao contrário do que muita gente pensa, até mesmo da área de negócios, não é só moda do momento, não, mas bem mais do que isso.

Inovação deve ser vista com a mesma importância que outras áreas fundamentais das organizações e tratada de forma estratégica, principalmente porque seus maiores resultados podem estar no longo prazo. É sobre isso que o professor Agliberto Chagas fala na CBN 1ª edição desta terça-feira (3).

“No ano novo, as empresas procuram fazer planejamento estratégico, desenvolver seus planos para atingir metas e desenvolver seu caixa ao longo do ano. É hora de organizar equipes, projetos, o que está na gaveta; buscar informações e fazer parcerias”, disse o professor.

Para a empresa implantar conceito de inovação na prática, tem que ter cultura organizacional. Essa cultura depende basicamente de decisão, a decisão, entre os responsáveis pela empresa, de se implantar a mudança. A inovação é aplicada de cima para baixo, isto é, começa entre a liderança e se espalha pelo corpo da empresa até chegar ao nível mais básico.

Itens fundamentais à inovação e planejamento estratégico
Quando falamos de planejamento estratégico, devemos considerar três itens cruciais. “Precisa estar em dia com recursos humanos (pode ser com parcerias, caso você não disponha de um profissional específico), processos (quanto mais processos numa empresa, mais burocracia, mas a inovação precisa de tempo de resposta), e valores. Esses três fatores são fundamentais para incorporar ao planejamento estratégico”, acrescentou.

O conceito de inovação não se aplica apenas à tecnologia, mas a canais de venda, maneira de fazer as coisas e muitos outros aspectos. “Veja O Walmart, por exemplo, em vez de comprar do fornecedor, começou a financiar o produtor. O Walmart escolhe o proprietário de terra, a semente, o agrônomo. Dá dinheiro ao produtor, que colhe, e escolhe onde colocar o produto, enfim, escolhe tudo até o produto final chegar à gôndola. Assim, a marca quebra os atravessadores de todas as etapas da corrente. Fica mais competitivo em relação aos outros, que costumam fazer tudo igual”.

“Às vezes, uma empresa quer fazer uma coisa, mas tem uma startup que já faz aquilo, só que não tem canal de venda, por exemplo. Então, vale a pena considerar se juntar a ela. Há casos em que a solução está no óbvio”, concluiu o professor.

* Este conteúdo não reflete, necessariamente, a opinião da CBN Vale São José dos Campos.