Prefeitura de São José atualiza Cadastro Único nas unidades do Cras

Prefeitura de São José atualiza Cadastro Único nas unidades do Cras
(Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Mais conhecido como CadÚnico, o Cadastro Único é a principal porta de entrada para que famílias em situação de pobreza ou de extrema pobreza recebam benefícios do governo federal. Em São José dos Campos, mais de 68 mil famílias estão cadastradas no programa e a Prefeitura irá realizar a atualização.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

O CadÚnico reúne informações socioeconômicas das famílias brasileiras de baixa renda, permitindo ao governo o conhecimento das reais condições de vida da população.

A partir das informações cadastradas, é possível que as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa sejam selecionadas para diversos programas sociais, como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia, Isenção de Taxas em Concursos Públicos, Cesta Básica e Viva Leite, entre outros.

Por isso, é muito importante que as famílias já inscritas atualizem seu cadastro, a cada dois anos ou quando tiver alteração de endereço, telefones, renda, entrada e saída de pessoas da família, entre outros.

Para realizar a atualização, basta procurar o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo da residência. Além disso, seguindo todas as medidas prevenção ao covid -19, equipes técnicas da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão irão até os bairros para realizar a atualização.

É possível acessar a data de atualização e outras informações do Cadastro Único pela página Meu CadÚnico ou no aplicativo com o mesmo nome. A taxa de atualização cadastral das famílias cadastradas no CadÚnico em São José dos Campos é de 72,35%. O número supera a taxa de atualização nacional, que é de 66,61%

Cras

O Cras é uma unidade da assistência social responsável pelo atendimento a famílias e funciona como porta de entrada para os serviços, benefícios e programas sociais no município.

Todas as unidades de Cras funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A orientação é para que os usuários façam o contato sempre com a unidade mais próxima da residência.