O que é retinoblastoma? Entenda o câncer diagnosticado na filha de Tiago Leifert

retinoblastoma
(Foto: Reprodução/Instagram)

O apresentador e jornalista Tiago Leifert e sua esposa, Daiana Garbin, anunciaram no mês passado que a pequena Lua, filha do casal, foi diagnosticada com retinoblastoma.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Segundo a oftalmopediatra Dra. Marcela Barreira, especialista em estrabismo e neuroftalmologista, trata-se de um tumor maligno que tem origem nas células da retina que pode causar comprometimento da visão.

Idade precoce

De acordo com a oftalmopediatra, o retinoblastoma aparece em crianças pequenas, entre os 8 meses aos 3 de idade, mas pode afetar crianças até por volta dos 5 anos. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental. A doutora ressaltou a importância de levar os pequenos no oftalmo desde os 6 meses de vida.

Os pais devem se atentar ao principal sinal do retinoblastoma, que é um reflexo esbranquiçado no olho da criança. Mas o ideal, segundo a Dra. Marcela, é não esperar este sinal e sim levar o filho ao oftalmologista infantil antes de apresentar qualquer sinal de alerta.

O retinoblastoma é um tipo de câncer raro que tem taxa de cura de 95%. No entanto, em alguns casos podem ocorrer perda de visão, pelo grau de acometimento do olho da criança. Nesses casos é necessário a remoção cirúrgica do tumor que inclui a retirada, inclusive, do globo ocular.

Aumento na procura de oftalmopediatra

Por conta da declaração de Thiago Leifert e sua esposa sobre o câncer da filha, muitos pais passaram a levar seus filhos no oftalmopediatra. A Dra. Marcela contou que houve um aumento nas consultas.

Quimioterapia é o principal recurso terapêutico  

O tratamento padrão para o retinoblastoma é a quimioterapia. Pode ser via oral, ou por meio de um cateter que injeta o medicamento diretamente no olho, sendo essa mais indicada para um bom resultado, explicou a especialista.

Ouça a matéria de Julia Lopes: