Novos ônibus começam a circular em Taubaté; Concessão do transporte continua por mais dez anos

Novos ônibus começam a circular em Taubaté; Concessão do transporte continua por mais dez anos
(Foto: Reprodução/PMT) Novos ônibus Novos ônibus

A Prefeitura de Taubaté colocou em operação a partir desta segunda-feira (5), novo sistema de transporte público municipal. Batizado de TAU! (Transporte Acessível Urbano), o sistema passa a operar com nova frota, novos itinerários e maior ofertas de horários.

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De acordo com a Prefeitura da cidade, 20 novos ônibus, zero km, começaram a circular nesta segunda-feira (5). A gestão informou que a tarifa continua a mesma, R$ 4,70 em dinheiro e R$ 4,50 se for paga por meio do cartão eletrônico.

Na quinta-feira (1) o munícipio assinou a renovação do contrato com a empresa ABC Transportes, por mais dez anos para operar a frota de transporte público municipal.

Em nota a prefeitura informa que reforçou as contrapartidas da empresa concessionária. Entre elas, estão a renovação da frota em circulação na cidade (válida a partir desta segunda-feira), novos itinerários e maior oferta de horários (incremento imediato de 10%), além da implantação de Estações de Conexão na região do Cecap e Rodoviária Nova, e a implantação de subsistemas por demanda.

Também passa a ser responsabilidade da empresa concessionária a manutenção dos abrigos de ônibus da cidade, com a possibilidade de exploração de publicidade nestes espaços.

No geral, as linhas de ônibus terão seus itinerários atualizados gradativamente, especialmente na região central, para tornar as viagens mais rápidas para os passageiros. O incremento da oferta de horários se dará por fases. Nesta etapa inicial, ele será de 10%. As mudanças devem ser concluídas até o final do ano.

Sistema híbrido

Para a renovação, ainda foram estabelecidos indicadores de qualidade no serviço de transporte público, com maior controle de partidas, cumprimento de horários e estado de conservação da frota.

Esses parâmetros serão essenciais dentro da política tarifária adotada pelo município e vão refletir no valor de subsídio a ser pago à concessionária. Ele passa a ser regido de forma híbrida: nas linhas de maior demanda, o subsídio é por passageiro (R$ 1,50 por passageiro); nas linhas de menor demanda, por km/rodado (R$ 10,05 por km).

O novo parâmetro de subsídio foi apontado pelo Estudo de Reestruturação do Sistema de Transporte Público Municipal como essencial para a equalização da tarifa pública (valor pago pelo usuário), para o equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão e para a melhoria do sistema, impactado fortemente nos anos de pandemia.

O estudo concluiu também que, em Taubaté, não é viável a divisão da concessão do sistema ou a adoção de outros modelos, como BRT ou VLT.

*informações PMT

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