Natal: 67% dos lojistas planejam abrir vagas temporárias no Natal

comércio contratação pesquisa
(Foto: Charles de Moura/PMSJC)

Boa notícia para quem procura emprego neste final do ano: a maioria dos lojistas de São José dos Campos planeja contratar temporários para reforçar suas equipes neste Natal. Isso é que aponta a nova rodada de pesquisas feitas pela Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos, em parceria com a Universidade de Taubaté, por intermédio do Nupes (Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais).

• Leia mais notícias da região clicando aqui

O levantamento foi feito entre os dias 20 e 21 de outubro e ouviu 87 lojistas sobre as vendas do setor no Dia das Crianças e as expectativas do comércio para o Natal. A pesquisa foi feita em locais de grande concentração de lojas: nos arredores da praça Afonso Pena, no Calçadão da Rua 7 e nos shoppings CenterVale, Centro, Colinas, Jardim Oriente e Vale Sul.

Segundo Eliane Maia, presidente da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos (ACI-SJC), a pesquisa revela que 67% dos lojistas planejam abrir vagas temporárias para o Natal. Então, se você está em busca de emprego, prepare seu currículo. (ouça a reportagem ao final desta matéria)

TEMPORÁRIOS

Desse total, o volume de vagas temporárias promete ser significativo: 79% dos lojistas estimam contratar de até 3 funcionários extras para reforçar suas equipes para o Natal e 8% acreditam que vão contratar quatro pessoas ou mais. A maior citação na pesquisa é na faixa de três temporários (25,9%). Eliane Maia explicou à CBN Vale como funciona a contratação dos temporários para este período.

ESTOQUES

Frente a esse otimismo, a nova pesquisa ACI/Unitau mostra que os lojistas estão reforçando também seus estoques. No total, 38% dos entrevistados disseram que terão este ano um estoque maior que em 2020, com 7% afirmando que o volume de estoque está muito maior (um índice somado de 45%). Outros 34,5% declaram que o estoque está igual e apenas 4,5% afirmaram que terão este ano um estoque menor do que no ano passado.

Ouça a reportagem de Emerson Tersigni: