Loreny critica prefeito de Taubaté, José Saud, por aumentar próprio salário

Loreny no CBN VALE
(Foto: CBN Vale/Julia Lopes)

Nesta sexta-feira (4), a pré-candidata a Deputada Federal pelo Solidariedade e Secretária Nacional de Mulheres do partido, Loreny Caetano, esteve nos estúdios da rádio CBN São José dos Campos e Vale e conversou com o apresentador Fernando Carlos sobre mulheres na política e a gestão da atual Prefeitura de Taubaté.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Em relação a mulheres na política, Loreny falou que as mulheres ocupam apenas 15% dos cargos eletivos dos mandatos do país. Para a ex-vereadora, fica o questionamento de porque as mulheres não votam em mulheres. Loreny explicou que existe um machismo estrutural e questões históricas que levam as mulheres a serem menos votadas. Para ela é preciso que exista incentivo dos partidos e políticas públicas para preparar e abrir espaço para as mulheres entrarem na política.

Secretaria de Cultura

O prefeito de Taubaté, José Saud (MDB), tinha um projeto de fusão da Secretaria Municipal de Cultura com a Secretaria de Educação, assim a cultura passaria a ser um departamento da educação. Loreny contou que por conta da mobilização de artistas, o Prefeito resolveu voltar atrás por hora. Para a pré-candidata, a solução para isso é ter um Plano – que é uma lei – elaborada pela sociedade, artistas e conselho, com metas e objetivos claros pelos próximos 10 anos.

Aumento de salários

Além disso, Loreny comentou sobre a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) que suspende o aumento dos salários do prefeito de Taubaté, José Saud (MDB), da vice-prefeita e dos secretários.

Para Loreny, o aumento no salário do prefeito, vice e secretários de Taubaté é um absurdo em um momento que pessoas passam fome, que o país e a economia não estão bem, que há desemprego e há aumento no valor da gasolina.

Ouça a matéria de Julia Lopes: