Jacareí: Izaias anuncia afastamento de 30 servidores por não terem se vacinado contra Covid-19

(Foto: Divulgação/PMJ)

A Prefeitura de Jacareí possui 30 servidores da administração pública que não se vacinaram contra a Covid-19. A informação foi divulgada nas redes sociais pelo prefeito Izaias Santana, que anunciou que estes funcionários serão afastados de seus cargos na gestão municipal.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

O tucano classificou o fato do grupo não ter procurado a imunização como “uma postura incompatível com a escolha de servir à população”, e tomou a decisão em afastá-los, sem remuneração, pois “a saúde da população deve estar em primeiro lugar”. 

Em 16 de agosto, a administração publicou um decreto em que determinava o retorno de todos os servidores públicos ao trabalho de forma presencial, com exceção das gestantes, a partir de 1º de setembro. Além disso, o documento estabelecia que quem não tomasse a vacina contra a Covid-19 ou se negarem a receber o imunizante, seria afastado sem direito à remuneração.

Segundo o decreto, os servidores que se enquadram nos grupos autorizados a se vacinar, mas ainda não se imunizaram, deveriam apresentar, até 27 de agosto, a justificativa de ordem médica à Medicina do Trabalho e demonstrativo de como vão prestar serviços sem prejuízo a sua própria saúde e dos demais funcionários.

Ainda segundo o decreto, caso a justificativa não seja aceita, ou em caso de recusa do servidor à vacinação, ele seria afastado sem direito a salário, compulsoriamente, até que seja vacinado contra a Covid-19. A Prefeitura declarou, ainda, que o servidor poderá ser punido pelas sanções que estão dispostas no Estatuto do Servidor Municipal.

Ouça a reportagem de Emerson Tersigni: