Irã surpreende e vence Brasil de virada no Mundial Sub-17

(Reprodução: Redes Sociais)                                    Irã surpreende

O Brasil estreou com derrota de virada por 3 a 2 para o Irã, na Copa do Mundo Sub-17 neste sábado (11), na Indonésia. Os 21 convocados pelo técnico Phelipe Leal iniciaram o caminho para o penta abrindo 2 gols de vantagem, mas acabaram sendo superados pelo adversário, no Estádio Internacional de Jacarta, capital do país anfitrião. Rayan e Azmani (contra) fizeram para o Brasil, e Barajeh, Taheri e Gholizadeh marcaram para o Irã.

O Brasil integra o Grupo C da competição, com Irã, Nova Caledônia e Inglaterra. A Seleção Brasileira é a atual campeã da categoria. Nesta sexta-feira (10), o Mundial foi aberto com a estreia da Indonésia. Os donos da casa empataram com o Equador por 1 a 1.

jogadores brasileiros comemoram gol no mundial sub-17
(Foto: Leto Ribas/CBF)

O Jogo

O Brasil começou bem a partida sendo protagonista nas principais jogadas. A seleção abriu o placar com um golaço de Rayan, aos 27’ do primeiro tempo. Após cobrança de escanteio, em jogada ensaiada a bola chegou limpa para Rayan que dominou na entrada da área e bateu colocado, mandando a bola para o fundo do gol, sem chances para o arqueiro Arsha Shakouri.

Antes do fim do primeiro tempo, o Brasil chegou ao segundo gol. Aos 46’, Zamani desviou para o próprio gol. Rayan começou a jogada pela esquerda, arrancando para a área e deixando para Lorran. O jogador do Flamengo tocou de novo para Rayan, que finalizou para o gol e contou com o desvio em Zamani para estufar as redes.

Jogadores do Iã e Brasil em disputa de bola . Irã surpreende e vence Brasil de virada no Mundial Sub-17
(Foto: Leto Ribas/CBF)

A virada iraniana começou aos 8 minutos do segundo tempo. Andarz tento cruzar, mas Da Mata afastou. A bola acabou sobrando para Barajeh, que limpou a marcação e bateu no canto do gol, diminuindo a diferença no placar.

O empate chegou aos 23 minutos da segunda etapa. Após o Brasil perder mais uma chance, o Irã emplacou um ataque em lançamento direto do goleiro Shakouri. A bola caiu nas costas de Da Mata, que não conseguiu cortar. Melhor para Taheri que chegou com velocidade para dominar e finaliza no canto do goleiro Phillipe Gabriel para empatar o jogo.

Aos 27’ do segundo tempo veio a virada surpreendente. Taheri recebeu mais um lançamento longo, dominou e mesmo cercado por dois marcadores, esperou a passagem dos companheiros e tocou para Gholizadeh, que recebeu livre e finalizou para o fundo do gol.

Mesmo com 9 minutos de acréscimo no tempo regulamentar, a seleção brasileira não conseguiu chegar ao empate.

Próximo jogo

A Seleção Brasileira volta a campo pela Copa do Mundo Sub-17 na próxima terça-feira (14), contra a Nova Caledônia, às 6h (de Brasília), no Estádio Internacional de Jacarta, na Indonésia.

Formato da competição

As 24 nações foram divididas em seis grupos de quatro. Os dois primeiros colocados de cada grupo, juntamente com os quatro melhores terceiros colocados, passarão à fase de mata-mata. Depois disso, acontecerão as oitavas de final, quartas de final, semifinais e disputas pelo pódio.

Em 2019, A Seleção conquistou o quarto título ao derrotar o México por 2 a 1 no Estádio Bezerrão, no Gama (DF). Foi o fim de um jejum de 16 anos sem títulos mundiais. O Brasil também ergueu o troféu em 1997, 1999 e 2003.