Inmet estende alerta para chuvas intensas na região

Inmet estende alerta para chuvas intensas na região
Inmet estende alerta para chuvas intensas na região. Foto: Marcello Casal Junior – Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prorrogou o alerta de nível amarelo para chuvas intensas no Vale do Paraíba e Litoral Norte.  A nova previsão é válida até as 23h59 desta segunda-feira (9).

O aviso classifica a situação como de “perigo potencial”, com possibilidade de precipitações entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm ao dia. Embora o risco seja considerado baixo, o alerta inclui quedas de galhos de árvores, alagamentos, cortes pontuais de energia elétrica e descargas elétricas.

Instruções de segurança do Inmet

Diante da possibilidade de ventos fortes, o Inmet orienta a população a não se abrigar embaixo de árvores nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou estruturas com risco de queda. A recomendação é evitar áreas abertas e manter-se protegido até que a situação climática se estabilize.

Em casos de emergência, os contatos úteis são:

  • Defesa Civil: 199

  • Corpo de Bombeiros: 193

    O Inmet segue monitorando as condições meteorológicas. A população pode acompanhar os avisos atualizados pelo site oficial através do site do Instituto

Saiba mais

Inmet emite alerta de tempestades para o Vale do Paraíba

O Vale do Paraíba deve enfrentar condições climáticas severas nesta terça-feira (3) e na madrugada de quarta (4), segundo alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O órgão prevê tempestades localizadas, com volumes de chuva que podem variar entre 20 e 30 mm em uma hora ou atingir 50 mm ao longo do dia.

Detalhes do alerta meteorológico

O aviso, classificado como de “perigo potencial”, inclui:

  • Rajadas de vento entre 40 km/h e 60 km/h

  • Possibilidade de granizo em algumas áreas

  • Riscos de alagamentos em zonas urbanas

Recomendações de segurança

O Inmet orienta a população a evitar áreas de risco durante as chuvas, não atravessar ruas alagadas e desligar aparelhos elétricos em caso de tempestades. Em caso de emergência, as pessoas podem acionar  o Corpo de Bombeiros – pelo 193 e a Defesa Civil – pelo número 199.