Um gesto inspirador de inclusão e cidadania marcou uma atividade recente na Escola Municipal Profª Ophélia Reale Montanhesi, no bairro Itaguassu, em Ilhabela. O protagonista foi um aluno da rede municipal de São Sebastião, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Semanalmente, ele cria um ambiente inclusivo por meio da troca de conhecimento. O estudante da Escola Municipal Profª Maria Francisca de Moura Tavolaro, localizada no bairro Pontal da Cruz, ofereceu voluntariamente uma aula de práticas experimentais com o tema “Desenvolvendo Raciocínio Lógico”.
Para isso, utilizou a técnica do origami, tradicional arte japonesa de dobradura de papel, como ferramenta para estimular o aprendizado.
A proposta encantou alunos e educadores, promovendo não apenas conhecimento, mas também inclusão e empatia no ambiente escolar. Segundo a direção da escola anfitriã, a experiência reforça a importância da diversidade dentro do processo educativo.
A diretora da escola onde o aluno ministrou a aula, em Ilhabela, destacou o impacto positivo da aula: “A participação foi inspiradora. Ele compartilhou saberes, construiu conexões e promoveu um momento rico de aprendizagem entre os alunos”. esclareceu a gestora.
Saiba mais
Ilhabela lidera ranking de qualidade de vida no Litoral Norte, segundo índice de Progresso Social
Ilhabela foi destaque na mais recente edição do Índice de Progresso Social (IPS), divulgada na última semana, ao conquistar a melhor colocação entre as cidades do Litoral Norte no ranking de qualidade de vida para a população.
Com nota 62,39, o município ocupa a 20ª posição geral na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral (RMVale).
O IPS avalia o desempenho de cidades em três grandes áreas: necessidades humanas básicas, que inclui moradia, nutrição, saúde e segurança; fundamentos do bem-estar, como acesso à informação, educação e meio ambiente; e oportunidades, com foco em inclusão social e direitos individuais.