Um homem foi preso na tarde do último sábado (14) por posse irregular de arma e manutenção de aves silvestres em um cativeiro na cidade de Monteiro Lobato.
Segundo informações, uma equipe da Polícia Militar Ambiental estava realizando um patrulhamento pela estrada municipal Nelson Gomes, bairro Serrinha, quando deparou com uma ave silvestre nativa pendurada na área externa de uma residência.
No local havia uma pessoa, que após visualizar a equipe ficou aparentemente nervosa, de imediato sendo abordado e verificado se tratar do proprietário da casa.
Após vistoria, foi localizado mais duas aves silvestre nativa, uma espingarda cal.32 sem numeração e sem identificação com mais quatro munições, cal.32 intactas.
O autor declarou possuir as aves a título de estimação e que o armamento era antigo e para proteção pessoal. No entanto, ele alegou ainda que não possuía documentação das aves e para o armamento.
Diante dos fatos, ele foi conduzido ao Distrito Policial por infringir o artigo 29 da lei federal 9.605/98 e artigo 12 da lei 10 826/03. Ele permaneceu preso e à disposição da justiça.
Foi elaborado também auto de infração ambiental conforme parágrafo 3º incisoIII do ART. 25 da RES. SIMA 05/21, por ter em cativeiro espécimes da fauna silvestre nativa, valorado em R$1.500,00.
A Polícia Militar Ambiental também informou que as aves, com indícios claros de domesticação, não estavam aptas para a soltura imediata.
Diante disso, as aves foram deixas na base do 3º Pel/Pamb (com alimento, água, gaiolas limpas e identificadas) para serem destinadas posteriormente ao Cetas (centro de triagem de animais silvestre) do IBAMA.